Selected a language:

Oração do dia: Elias e Eliseu

Ó Deus onipotente e Glorioso, que pelas vidas e exemplos de Santo Elias e de Santo Eliseu, nos mostrastes o poder da verdadeira fé e da oração, dai-nos também a nós sermos sempre firmes na fé em Cristo Jesus, e que, pela sua Gloriosa Paixão, possamos gozar das alegrias do céu. Amém.

O Santo

Elias e Eliseu tiveram um papel importante na construção da fidelidade do povo ao culto a um Deus único, pois naquela época o povo professava diversas religiões idólatras como, por exemplo, a dos fenícios.

Quando parecia que o monoteísmo estava desaparecendo, Elias anunciou ao rei três anos de seca sobre todo Israel. Sobrevindo o flagelo, Elias voltou ao rei e mostrou a inutilidade dos ídolos, lançando um desafio sobre o monte Carmelo, onde se encontravam os profetas de Baal, um deus pagão que se cultuava por todo o mundo antigo.

Ao entrar no palácio, Elias acendeu prodigiosamente uma labareda, e a água desceu pondo fim à seca. O povo explodiu em alegria e expulsou os sacerdotes idólatras. Mas apesar disso Elias foi perseguido e teve que fugir para o deserto.

Em seu retiro e devoção, Elias descobriu as maravilhas do Poder Divino que tanto o ajudou, ando-lhe conforto e abrigo. Segundo a tradição, Elias foi levado ao céu numa carruagem de fogo. Sendo assim, não ficou neste mundo para ver a vitória do Deus único, Javé, mas deixou seu legado, que foi levado à frente por seu discípulo Eliseu.

Eliseu nasceu por volta do ano de 850 A.C, era um rico proprietário que, depois da sua consagração como o sucessor de Elias, dedicou-se de corpo e alma ao seu trabalho.

Antes do desaparecimento de Elias, Eliseu teria feito o seguinte pedido a seu mestre: “Peço, me seja concedida a porção dobrada do teu espírito” e, deste modo a graça lhe foi concedida. Eliseu teria sido a única testemunha do “arrebatamento” de Elias, acontecida por volta do ano 850 A.C., sobre um carro de fogo. Eliseu morreu no ano 790 a.C, sendo sepultado perto de Samaria.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: