Selected a language:

Oração do dia: São Bento

Livres e escravos, através da nova regra, fazeis discípulos de Jesus pela oração. E o trabalho, sustentado pela prece, uniu a todos em um mesmo coração. Guia fraterno, auxiliai todos os povos a trabalharem, se ajudando mutuamente na construção da paz feliz e dos seus frutos, usufruindo dos seus dons eternamente.

O Santo

São Bento nasceu em 484, e foi enviado ainda jovem para Roma a fim de estudar retórica e filosofia. Não encontrando a realização que almejava, retirou-se para viver uma vida ascética nas montanhas fora da cidade.

Tornou-se eremita numa gruta perto de Sobaco e durante os 30 anos seguintes, a sua santidade atraiu muitos discípulos, com quem organizou 12 pequenas comunidades monásticas. Mas Bento era muito invejado e sofreu um atentado à vida: diz-se que lhe ofereceram uma bebida envenenada, mas que ele tornou inofensiva ao abençoá-la.

Pelo ano 530, foi a Monte Cassino, onde fundou o célebre mosteiro e escreveu sua famosa Regra monástica. Morreu em 547.

Duzentos anos após sua morte a Regra beneditina havia se espalhado pela Europa inteira, tornando-se a forma de vida monástica durante toda a Idade Média. Orar e trabalhar, contemplar e agir, é a síntese da Regra de São Bento.

O papa Paulo VI declarou-o, em 1964, Padroeiro da Europa, tributando-lhe assim o reconhecimento da civilização européia. Hoje em dia, os beneditinos são conhecidos, sobretudo como ordem dedicada ao ensino.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: