Selected a language:

Pálpebras caídas e bolsas de gordura : Tratamentos eficazes para manter o rosto mais jovem

Homens e mulheres têm procurado cada vez mais a blefaroplastia, cirurgia que corrige os excessos de pele da pálpebra superior e da pálpebra inferior, retirando também as bolsas de gordura, que podem aparecer precocemente, por pré-disposição genética ou pelo passar dos anos, com a perda natural de elasticidade da pele. 

 

 

Bolsas de gordura

 

O maior objetivo da blefaroplastia é eliminar o excesso de pele e gordura ao redor dos olhos, fruto, em alguns casos, de doenças oculares. O excesso de gordura nos olhos já pode começar a aparecer a partir dos 30 anos. O grau de intensidade do excesso de gordura ou de pele vai depender, sobretudo, da qualidade do tecido de cada pessoa e de fatores genéticos e características familiares. A blefaroplastia é uma cirurgia simples, mas delicada. Dura, em média, 90 minutos. Pela extensão da cirurgia e boa qualidade dos anestésicos, a maioria dos casos é operada sob anestesia local. Raramente é feita com anestesia geral.

 

 Para realizá-la adequadamente, o cirurgião mede a quantidade de pele ou gordura a ser retirada e depois realiza a incisão. Deve-se tomar muito cuidado, pois a retirada excessiva de pele ou gordura pode dar um aspecto de falta de mobilidade ao olho, transformando o olhar do paciente e prejudicando a ação de piscar, gerando o ressecamento ocular. O resultado pleno da cirurgia é obtido entre três e seis meses após a cirurgia, quando há a acomodação dos tecidos e a cicatrização completa. A exposição solar poderá ser liberada após um ou dois meses, tomando alguns cuidados, como o uso de óculos escuros e de protetores solares.

 

Ptose palpebral

 

Quando a pálpebra superior está caída, encobrindo o olho mais do que o normal, o desconforto estético é evidente. Dentre as causas mais frequentes para o aparecimento da ptose palpebral, destacam-se as de origem congênita, a ocorrência de doenças como um AVC ou uma miastenia grave e traumatismos diversos. 

 

 Pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade podem apresentar o problema - existem graus severos de ptose e outros moderados. A cirurgia plástica está indicada principalmente para os casos de traumatismo. O procedimento consiste em corrigir a deficiência do músculo elevador da pálpebra. O tratamento se faz a partir da mesma incisão usada numa blefaroplastia convencional. Em síntese, para cada quatro milímetros de encurtamento do músculo elevador da pálpebra, se obtém um milímetro de elevação da borda ciliar.

 

Entrópio senil

 

Quando a borda palpebral está virada para o globo ocular, ou seja, a linha ciliar invade os olhos, ela pode provocar lesões, como arranhaduras, no globo ocular. O oposto do problema se denomina ectrópio, isto é, quando a linha ciliar se apresenta virada para fora mais do que o normal.

Para corrigir estes problemas é preciso fazer uma cirurgia denominada cantoplastia. Ambas as deformidades palpebrais - entrópio e ectrópio - podem ser resultado do envelhecimento, de inflamações palpebrais ou de traumatismo palpebrais prévios.

 

 A cirurgia de reposicionamento palpebral é necessária para garantir a saúde dos olhos e evitar que surjam outros problemas, como, por exemplo, uma lubrificação deficiente dos olhos. Os procedimentos podem ser realizados com anestesia local e sedação.

 

FONTE: Ruben Penteado, Cirurgião Plástico

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: