Selected a language:

Feng Shui do Espelho: Onde, quando e porque utilizar

Sabe-se que o espelho é uma superfície polida que reflete a luz ou a imagem de pessoas e objetos. Também reflete ou reproduz um sentimento. Embora alguns autores digam que ele é a "aspirina" do Feng Shui, devemos ter cuidado com sua utilização em excesso, para não sobrecarregar o organismo; isto é, a residência ou local de trabalho.

Dependendo de onde for instalado, refletirá as coisas belas, e ampliará o ambiente fazendo com que a energia positiva e saudável (Chi) mantenha-se em alta freqüência; enquanto a energia negativa (Sha) se choca no aço do espelho, chegando muitas vezes a quebrá-lo, dependendo da emanação energética.

Parte externa do imóvel

Espelho Plano
Sua finalidade é a de filtrar as energias antes de entrar no imóvel; separando a energia Chi (energia boa) da energia Sha (energia nociva).

Como utilizá-lo:
- No hall de entrada dos prédios.
- Nos elevadores.
- Em vestíbulos (compartimentos privativos entre a saída dos elevadores e a entrada social do apartamento).
- Na porta social (parte externa), ou na verga da porta; isto é, no pequeno trecho de parede existente entre a parte superior da porta e o teto, um espelho Baguá octogonal com oito trigramas do I Ching em redor.
Obs.: Não se usa Baguá com trigramas dentro de casa. Sua finalidade é a de rebater qualquer energia intrusa que tente entrar no imóvel. Funciona como um escudo energético.
- Na fechadura e em seu espelho metálico polido da porta social.
- Nas fachadas dos prédios quando algo ameaça interromper o fluxo da energia Chi, como um lago com água estagnada, um poste com transformador, uma árvore, uma encruzilhada em "T", na direção da porta social.
- Em fachadas de prédios localizados no bulbo; isto é, no retorno de uma rua sem saída.

Espelho Côncavo
É geralmente circular ou ovalado cujo espelhamento do vidro é localizado na concavidade; isto é, como se refletisse a imagem no interior de uma tigela. Sua finalidade é a de reduzir ou afastar todo cenário inconveniente a harmonia do imóvel.

Como utilizá-lo:
- Quando a quina de um prédio ou rincão do telhado vizinho ameaça o Chi da residência.
- Quando janelas estão voltadas para cemitério, igreja, hospital, funerária, comunidades, prédios em ruína, antenas de telefonia celular, torre de rádio e TV.
- Sobre o telhado, se o imóvel encontra-se achatado entre dois espigões. Esta técnica é muito utilizada no Feng Shui para reduzir a sensação de achatamento ou inferioridade causada por prédios vizinhos com altura superior ao nosso.
- Se na vizinhança do imóvel houver instalações indevidas como prostíbulos, pontos de venda de tóxicos, trailers de lanches com altíssimo movimento e música ruidosa durante a madrugada, empresas falidas, etc.
- Quando precisamos equilibrar os elementos da Escola da forma (Dragão e Tigre), se o Tigre estiver maior que o Dragão. Como sua função é a de reduzir as imagens, faz com que o Tigre (elemento do lado direito do imóvel), não seja mais forte que o Dragão (elemento do lado esquerdo do imóvel).

Espelho Convexo
É também geralmente circular ou ovalado, cujo espelhamento do vidro é na convexidade; isto é, como se refletisse a imagem numa calota de roda de automóvel. Sua finalidade é a de ampliar ou aproximar o cenário que convém à harmonia do imóvel.

Como utilizá-lo:
- Quando precisamos equilibrar os elementos da Escola da Forma. Como sua função é a de ampliar as imagens, faz com que o Dragão se estiver pequeno, torne-se robusto e mais forte que o Tigre.
- Podemos utilizá-lo quando queremos ampliar uma paisagem muito positiva para nós e para o imóvel, como por exemplo, uma paisagem de floresta, uma praia, a vista panorâmica do bairro.
- O espelho convexo é também utilizado em esquinas de cruzamentos de ruas ou alamedas de fábricas, de modo a permitir que o veículo ou pessoa que venha em direção perpendicular, possa visualizar a outra direção, e evitar colisões ou acidentes.
- Existem Baguás no mercado que possuem em sua parte central um espelho convexo, ou um côncavo. Cuidado em utilizá-los, pois o espelho convexo (amplificador), pode trazer duplicado para a sua residência ou local de trabalho, as coisas ruins que ocorrem na vida do seu vizinho frontal que você desconhece. Logo, o melhor é ter sobre sua porta social um Baguá espelhado plano.

Parte interna do imóvel

Espelho Plano
O espelho plano internamente no imóvel tem a finalidade de ampliar compartimentos, curar quinas e proteger as pessoas quanto a chegada de energias inesperadas na residência ou local de trabalho.

Como utilizá-lo:
- No patamar da escada em frente à porta social para evitar a invasão de energias intrusas no outro pavimento do imóvel.
-Quando houver um vão de janela acanhado em um grande painel de parede, utilizamos uma bandeira em espelho plano para dar-nos a sensação de uma grande janela.
- No quarto e no escritório, com formato circular ou ovalado, posicionado em parede oposta a porta, para controle de quem entra ou pela pessoa que está deitada com a cabeceira voltada para a parede em que se localiza a porta, de modo que ela não precise voltar a cabeça mais do que noventa graus; para a proteção daqueles que trabalham de costas para a porta.
- Na ampliação de espaços acanhados no interior da residência.
-Atrás do fogão de modo a refletir os fogos e panelas aumentando a prosperidade, e colocando a cozinheira ou dona de casa de sobreaviso para que as pessoas ou energias que cheguem de repente na cozinha através das portas, não as surpreendam pelas costas.
-No interior das portas dos armários guarda-roupas.
-Nas paredes e tetos dos closets.
-Na parte externa da porta do banheiro, como um octógono, liso e sem trigramas, fixado a uma altura média dos olhos das pessoas da casa, para repelir e dificultar a entrada do Chi circulante da residência no banheiro, impedindo sua sucção pela descarga do vaso sanitário para a rede de esgoto.
-Nas paredes e tetos dos banheiros. No interior desse compartimento podemos abusar do uso de espelhos para retermos qualquer quantidade de Chi que escapar do restante da residência no momento da abertura da porta.
-Em uma das paredes da sala de jantar, um grande espelho amplificará os alimentos que ali são servidos.
-Nas paredes de compartimentos diferentes de quartos, de modo a dar a sensação de amplificação de espaço, como no caso de corredores estreitos e longos onde sugerimos o espelhamento em uma das laterais.
-Quando houver sutamento (trechos em diagonal, ou chanfros) de paredes, poderemos espelhá-la para trazer o espaço perdido para o compartimento.
-No imóvel que tiver perda por invasão do imóvel vizinho; ou comportamento do tubo de lixo; ou escadas comuns ao condomínio; ou elevadores; ou prismas de ventilação, usaremos grandes espelhos para compensar tais perdas.
-Nas paredes do quarto de dormir e nas portas dos armários, na parte externa desde que a pessoa não seja refletida quando dorme. O grande problema é que a pessoa não terá um sono relaxante, e se despertar bruscamente, pode deparar com seu lado antagônico; isto é, a sua espiritualidade, e não estar preparada para visualizá-la.
-Nos revestimentos de pilares laterais e centrais, atuará na correção de pontos energéticos ameaçadores como quinas que são fortes emissores dos "Shars" ou flechas de ondas de forma.
-Num estabelecimento comercial, como ilusionista; isto é, amplia duplicando a quantidade de mercadorias expostas, tornando abundante o produto oferecido e a sensação de prosperidade.

Restrições ao uso de espelhos
-Num consultório de psicologia, psiquiatria e psicanálise, um espelho deve ser evitado para não prejudicar a terapia dos pacientes.
-Num recinto religioso ou de meditação, sua utilização não é bem aceita, devido à possibilidade de energias sutis ficarem em alta freqüência e se materializarem para a pessoa que medita.
-Numa penteadeira ou forração de uma parede do quarto que esteja posicionada próxima da cama, e que reflita a pessoa deitada.
-Dentro de um quarto ou sala numa parede oposta a uma janela. Esta posição fará com que todo o Chi que penetre através do vão, seja expulso imediatamente ao refletir-se no espelho.
-Na frente de uma mesa de trabalho. Esta posição trará desgaste emocional para a pessoa no final do dia.

Por Dirceu Galhardi - consultor em Feng shui, Radiestesia e Cromoterapia
Texto extraído do livro "Feng Shui na Vida Atual".
Tel.: (21) 9632-6040
E-mail: [email protected]
 

Outras notícias

Comentários

  1. #1
    Cris
    03/10/2010 13:23

    Adorei as dicas! Parabéns pelas matérias, muito bom!!!

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: