Selected a language:

Cristais do Zen: Como usar e obter os benefícios das pedras do bem

Equipe Bemzen

Os cristais não são apenas lindos acessórios ou peças decorativas. Eles são, principalmente, potentes fontes de energia. Inúmeros benefícios podem ser extraídos das pedras sabendo usá-las corretamente.
 
Poderosos, os cristais podem atrair prosperidade, amor e amizade, melhorar a qualidade de vida, favorecer a meditação, alinhar os chakras e contribuir com a tomada de decisões. “A energia do cristal purifica o ambiente e a aura, fornece proteção, irradia boas vibrações e proporciona o equilíbrio e a cura física, emocional ou espiritual”, afirma Raquel Frota, terapeuta do espaço Viver Alternativo, formada em Naturopatia e Terapias Indianas.

A capacidade dos cristais para focalizar a energia significa que eles podem ser usados para tarefas específicas, tais como direcionar energia de cura para um ponto no corpo ou a um bloqueio emocional. Para o cristal efetuar sua “magia” é primordial fazer a limpeza, energização e programação para o fim desejado, o que alinhará a pedra a sua intenção.

Muitos cristais, tais como Turmalina Negra ou Amazonita, tem uma estrutura que absorve energia. Isso significa que o cristal prende e neutraliza as energias eletromagnéticas prejudiciais, tais como pensamento negativo ou mal-intencionado. Então, além de programar e usar os cristais da forma certa é essencial limpá-los e purificá-los regularmente, caso contrário eles ficam carregados e param de trabalhar.

Um pouco de história

Segundo a astróloga e especialista em cura natural Judy Hall, autora de “A bíblia dos Cristais” e “The Encyclopedia of Crystals", os cristais têm sido utilizadas por milhares de anos não só como adorno, mas também para a cura e para influenciar o curso da vida.

Há diversos registros do uso dos cristais, como os relatados pela especialista em seu site: “Os povos antigos acreditavam que os cristais eram presentes dos deuses e que eles realmente carregam a essência de um deus ou uma deusa. Contas de âmbar foram encontrados em túmulos com mais de 8.000 anos. Na cultura antiga do Egito os cristais eram utilizados na medicina. E na Índia, as jóias védicas têm sido utilizadas ao longo do tempo com função terapêutica associada aos planetas”.

 

Comece a fazer uso dos cristais no seu dia-a-dia e obtenha todas as maravilhas das fascinantes pedras.

 

Como escolher um cristal

Existem cristais de todas as formas e tamanhos. “Um cristal não precisa ser caro ou raro, para ser eficaz. O tamanho e a aparência pouco importam quando se chega ao poder do cristal. Não se deixe enganar pelos brilhantes e grandes. Estes não são necessariamente os mais eficazes. Muitas vezes os pequenos cristais, com deformações e menos atraentes têm o mesmo poder - e um custo muito menor”, orienta Judy Hall.

Escolha um cristal cuja característica tenha as qualidades que você procura. O cristal que fala com você é o certo para você. Quando você visitar uma loja de cristais, observe a pedra que chamará a sua atenção em primeiro lugar. Provavelmente, esta será única para você.

Lembre-se: o que funciona para você não, necessariamente, funcionará para o seu amigo.

Os três passos para preparar seu cristal

LIMPEZA
Coloque o cristal em um recepiente de vidro  com água e sal grosso e deixe-o  assim por, no mínimo, três horas.

Outra forma de limpeza é colocá-lo na terra ou lavá-lo em algum rio ou mar.

 

ENERGIZAÇÃO
Depois da limpeza, devemos carregar a energia do cristal colocando-o para tomar um banho de sol ou lua. “Dê preferência para o sol da manhã e a lua cheia”, recomenda Raquel Frota.

 

PROGRAMAÇÃO
Após esses passos, vamos programar o cristal. Programar é projetar um pensamento. Pense positivo e com clareza. Esta ação ajuda a concentrar-se precisamente no que deseja que o seu cristal faça por você e, assim, garantir que ele cumprirá a sua missão.

“Basta segurar o cristal em ambas as mãos para programá-lo e mentalizar o objetvivo”, ensina a terapeuta holística Raquel Frota.
 

Como utilizar o cristal

Os cristais podem ser usados de diversas formas: colocados em ambientes para limpeza;  como pingente; em aplicações locais no corpo; em elixires (remédios); nos altares para conexão espiritual; e, principalmente, para alinhamento e cura energética dos chakras.

“Depois de limpo, energizado e programado,  podemos simplesmente colocar a pedra em um ambiente para que ele irradie a energia programada, pode-se usar um pingente, ou como gosto muito de fazer, colocá-los sobres os chakras e ficar 30 minutos meditando”,  ensina a terapeuta.

Dicas

Para não anular os efeitos do cristal, depois de programado, outra pessoa não poderá tocá-lo. Também não o deixe próximo a eletrodomésticos e eletrônicos, como micro-ondas, computador ou televisão. Se isto ocorrer, refaça os três passos novamente.

Os três passos também precisam ser repetidos com alguma frequência, para eliminar as energias negativas.

A terapeuta holística Raquel Frota apresenta as características de alguns cristais fáceis de adquirir

Ágata de Fogo
Seu tom avermelhado nos dá a vitalidade e a força de que precisamos. Tanto física quanto psíquica. É conhecida como pedra da disposição. Influencia todo o sistema endócrino. Estimula células da memória. Racionaliza, equilibra e conduz à harmonia. Chakra correspondente: Muladhara.

 

Calcita laranja
Sua principal virtude é a felicidade. Traz a verdadeira amizade, aceitação de si mesmo, equilibra as emoções, tira o medo do sucesso, diminui o ceticismo e fortifica a memória. No plano físico ela atua na osteoporose, pois influencia bem os ossos. Chakra correspondente: Swadhisthana.

Âmbar
Sempre foi encarado como pedra solar inspiradora que desperta em nós a alegria de viver. Traz luz e calor para nosso bem-estar e oferece uma irradiação fresca e alegre. Fortalece a capacidade de decidir e ajuda nos casos de irresolução e depressão. Na meditação, contribui para a abertura do plexo solar, abrindo caminhos. Auxilia na libertação, sucesso,  negócios e prosperidade, sensação de liberdade, motivação, parcerias, potência sexual, proteção e autoconfiança. Chakra correspondente: Manipura

Quartzo Rosa
Pedra que incentiva o amor, regula as energias emocionais, proporciona delicadeza e mais contentamento. Impulsiona nossas necessidades interiores de fidelidade, amor e harmoniza os desejos sexuais. Encontramos a cura para um coração ferido emocionalmente e uma elevação de nossos sentimentos para um nível mais alto. Indicado para amor, amizade, acompanhamento do parto, sentimento de felicidade, amor ao próximo, delicadeza, comodidade, sensação de beleza, consolação, compreensão e confiança. No físico atua no coração, circulação sanguínea, órgãos sexuais, ovários, peito, útero, intestino grosso, pâncreas, fígado, pele, mais vitalidade e fecundidade. Nas perturbações do sono tem função calmante. Chakra correspondente: Anahata

Sodalita
Ajuda a ser objetivo, equilibra o metabolismo e desperta a inteligência fazendo a mente funcionar melhor, trabalha a comunicação, concentração, memória, expressão criativa, boa para deixar no ambiente de estudo. Chakra correspondente: Vishudha

 

Azurita
Amplia poderes psíquicos e  tem a capacidade de deslocar pensamentos do subconsciente para o consciente. Motiva o raciocínio mais elevado, enobrecendo o espírito, e purifica a mente e a alma abrindo a visão interior e a percepção da verdade infinita e a consciência cósmica. Ajuda a dissolver conceitos limitados e crenças antigas. Auxilia a recuperar a memória e a coordenação mental. Age principalmente na área da visão e da audição. É indicada para o tratamento de infecções nos olhos e ouvidos, labirintite, amnésia e problemas de perda de memória e concentração. Chakra correspondente: Ajña

Ametista
Cristal da meditação, conexão espiritual e intuição. Traz tranquilidade, harmonia e coragem. A ametista também é utilizada contra qualquer forma de dor, colocando-a diretamente sobre a parte afetada. Também nos leva a um sono tranquilo quando utilizada embaixo do travesseiro. Indicada contra os males da bebida . Chakra correspondente: Sahashara

Crédito: Stock.XCHNG (fotos chamada da matéria e colar com pingente)

Outras notícias

Comentários

  1. #1
    Aparecida Rodrigues Pereira
    25/11/2010 10:55

    simplesmente,maravilhosa e acerta em cheio suas previsões,pena que aqui no Brasil não temos como pagar, pelos seus serviços,isto é quem não tem como eu cartões de creditos Aparecida Rodrigues Pereira.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: