Selected a language:

Declaração da ONU: 2012 é o Ano Internacional das Cooperativas


2012 não é, apenas, o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos. De acordo com declaração oficial da ONU – Organização das Nações Unidas, este é também o IYC – Ano Internacional das Cooperativas – associações de propriedade coletiva, formadas por pessoas que possuem interesses comuns, que são geridas de forma totalmente democrática, no que diz respeito aos direitos e, também, deveres de cada um dos cooperados.

A intenção da ONU é evidenciar, durante todo o ano, por meio de diversos eventos e iniciativas, o quanto o cooperativismo contribui para o desenvolvimento socioeconômico justo das comunidades em que atua. Isso porque, de acordo com a Organização, entre outros benefícios, o modelo de negócio das cooperativas:
– estimula a geração de empregos;
– contribui para a redução da pobreza e
– promove a integração social.

Com a declaração oficial do Ano Internacional das Cooperativas, a ONU espera, até o final de 2012:
– aumentar a consciência pública a respeito do papel das cooperativas e sua importância para o desenvolvimento sustentável e para a realização dos ODMs – Objetivos do Milênio e
– incentivar governos de todo o mundo a criar políticas, leis e regulamentações que fomentem a formação, crescimento e estabilidade das cooperativas.

Fonte: Planeta Sustentável

 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: