O que é necessário para uma pessoa conquistar você? Já parou para pensar nisso?
É a aparência física? Num primeiro momento, sim, pode ser!
É o que ela tem, como, por exemplo, o carro, a casa onde mora e o cargo que ocupa? Realmente, essas coisas podem impressionar, mas daí a conquistar vai uma boa distância, a não ser no caso de pessoas interesseiras. Mas não é disso que estamos falando aqui, é de conquista do coração, de amor.
Ou será por que ela fala bem, tem uma boa presença, é inteligente e tem senso de humor?! É, tenho que concordar que isso conta, mas não necessariamente conquista.
Sabe, aquela coisa que, quando você vê, já está envolvido e não sabe bem nem como exatamente aconteceu e, às vezes, em tão pouco tempo? Pronto, a conquista aconteceu!
Pensou? Já tem a resposta? Eu tenho a minha e, depois de falar com várias amigas e amigos e ouvir muitos relatos, todos me levaram à mesma conclusão: o que conquista é o afeto.
Mas, afinal, o que é afeto? É fazer carinho? Carinho é sempre bom, mas o afeto vai além, muito além. No que se refere a carinho, mais do que fazer, é tratar com carinho. Afeto é ter aquela atenção genuína, que vem naturalmente de dentro e que a gente só consegue dispensar àquelas pessoas que também são afetuosas conosco. Ser afetivo é diferente de ser educado.
O afeto está no olhar, na maneira de tocar, no cuidado ao falar, na escuta atenciosa, nos elogios sinceros... aliás, o afeto só pode ser sincero, caso contrário, não conquista.
Ele se faz presente nos pequenos detalhes, nos pequenos gestos, aqueles que são quase imperceptíveis, mas que fazem toda a diferença.
Está no cuidado com a outra pessoa, na preocupação com o seu bem-estar e sua felicidade; e isso não é pouco, mas, tampouco, precisa de muito para ser demonstrado. Um pequeno gesto e ali está todo o afeto que conquista.
O afeto torna uma pessoa especial aos olhos e coração de quem recebe. O afeto enlaça e cria vínculos fortes. É, a meu ver, a forma mais bonita e poderosa de conquista.
O afeto é o passaporte para o amor. Aliás, o afeto é amor!
Fonte: Sandra Rosenfeld
Escritora, Terapeuta em Qualidade de Vida como Instrutora de Meditação, Executive e Personal Coach e Palestrante. Autora dos livros “Durma Bem e Acorde para a Vida” e "O que é Meditação", ed. Nova Era / Record. [email protected]
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(