Selected a language:

O Citrino: Descubra os benefícios desta pedra solar

(*) Por Norma Estrella ([email protected])


Normalmente rotulamos as pessoas antes mesmo de conhecê-las: fulano é simpático, o outro parece brigão, aquele vive rindo à toa... E por aí vamos, gostando de uma sem motivo, evitando a outra sem a mínima razão. Precisamos estar “vazios” de conceitos e preconceitos se queremos realmente conhecer o outro e talvez, adicioná-lo à nossa lista de amigos. Não é assim que desejamos que façam conosco, que nos deem ao menos uma chance para mostrarmos quem somos? É preciso repensar. E a história da primeira impressão é a que fica... Quantas vezes não a substituímos com o tempo?

Também assim acontece com as pedras, preciosas ou não: uma agrada por sua cor, outra pelo brilho, outra pelo formato. Na minha opinião não deveria ser assim. Deveríamos conhecê-las: precisamos conhecer suas qualidades, componentes, e principalmente os efeitos físicos e emocionais que elas têm a oferecer.

O citrino, por exemplo, é uma pedra bastante conhecida aparentemente, e normalmente não tão apreciada quanto deveria ser.

O nome citrino é derivado da sua cor amarelo-limão (citrus). Muitos dos citrinos encontrados no mercado são na realidade ametistas queimadas ou quartzos enfumaçados. A ametista do Brasil se torna amarelo-clara a 470º C, amarelo-escura a parda-avermelhada entre temperaturas de 550 a 560º C. Alguns quartzos enfumaçados já ficam na cor do citrino a 300 – 400º C. Todos os citrinos aquecidos possuem uma tonalidade avermelhada, enquanto os citrinos naturais são predominantemente amarelos pálidos. É preciso cuidado também para não confundir o citrino com o topázio amarelo, o berilo amarelo e a turmalina amarela.

O citrino é formado de óxido de silício (SiO2) e pertence ao grupo do quartzo. É encontrado no Brasil, Estados Unidos, Espanha, Rússia, França e Escócia. Está ligado ao elemento fogo e ao Sol, resplandecendo sua brilhante luz amarela. Por simbolizar a luz do sol nascente, é extremamente benéfico para ser usado no início de um ciclo, de um projeto ou de uma nova fase.

É um grande equilibrador emocional, capaz de nos ajudar a alcançar a realização pessoal e a plenitude. Faz com que se tome uma posição coerente e sincera diante da vida, levando-nos a elaborar melhor nossas escolhas e a querer e conseguir realizar o que de fato desejamos. Combate à falta de iniciativa, fazendo com que se tenha maior clareza de pensamento. É a pedra da alimentação, ou seja, nos diz como nos preenchermos. Uma vez preenchidos, satisfeitos, plenos, ocupamos o espaço que nos pertence, e dentro do qual devemos existir.

Fisicamente, pode ser considerada a pedra do aparelho digestivo: combate a intoxicação, a prisão de ventre e o diabetes, regulariza o funcionamento das glândulas endócrinas e estimula o sistema físico. Protege, limpa e energiza o plexo solar, nosso terceiro chakra, por onde entram as energias, contra a entrada de energias intrusas, ao mesmo tempo removendo medos e facilitando a percepção psíquica. Através do plexo solar, alinha todos os chakras com o plano etérico. Alivia a depressão e o estresse emocional.  Se você não pode evitar a ida a algum lugar que poderá lhe trazer algum desequilíbrio energético, prenda um citrino na "boca do estômago". Ele impossibilitará a entrada dessas energias.

Usado na água de beber, atua como um limpador das vias digestivas e dos rins, enfim, de todos os filtros do organismo, até os intestinos. Uma água solarizada de citrino, quartzo branco e ametista regulariza o apetite (falta ou excesso), a obesidade e diminui a vontade de fumar e ingerir bebidas alcoólicas.

Junto com a azurita, o quartzo verde e a ametista, o citrino defende o sistema imunológico, tratando de problemas como a AIDS. A AIDS é uma doença de solidão, um reflexo social dos nossos tempos, uma doença que expressa o isolamento e a não aceitação das pessoas. Ela acontece em geral, com pessoas que não encontraram espaço para expressar o eu.

Já que o citrino é a pedra que cuida da nossa realização pessoal, e nos ajuda a encontrar nosso verdadeiro lugar no mundo, vai cuidar do nosso reconhecimento público, nos trazendo o aplauso e a aprovação, resolvendo assim, qualquer deficiência do nosso sistema imunológico.

Para crianças, o citrino ajuda na formação clara do eu e da personalidade.

Usado à noite na água de beber ou próximo à cabeceira, remove o medo, evita pesadelos e garante uma boa noite de sono.

 Até a próxima. Amor e Luz,

(*) Norma Estrella ([email protected]) é numeróloga autora do livro “Numerologia sem Mistérios”, taróloga e grande pesquisadora da cultura cigana. Ministra aulas de numerologia, cristalterapia, tarô e baralho cigano. Contatos: (22) 2655-3963/(21) 9776-7377.

Outras notícias

Comentários

  1. #1
    cláudia A. piassenti
    03/10/2010 14:24

    Adorei está matéria, ficou muito boa e gostaria que vcs escrevessem mais sobre todas as pedras preciosas. Sou muito interessada neste assento. abraço.

  2. #2
    Tânia R. M
    11/10/2010 09:53

    Gostaria de saber quando a gente sente que sugaram nosso sangue, a energia se esgota e nao temos nenhum problema de saúde. Que pedra ou o que nos pode auxiliar? Muito obrigada!

  3. #3
    daniela
    22/02/2011 10:05

    deveria ter mais coisas sobre os benificios fisicos de uma oraçao nas pessoas.

  4. #4
    João Ribeiro
    10/12/2011 16:37

    esclarecedora e de grande valia para nosso dia a dia em proteção. Valeu a pena!!!

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: