Selected a language:

Desnutrição e doenças metabólicas : O compromisso da nutrição funcional relacionada à sustentabilidade e meio ambiente

Fatores como desnutrição e aumento da incidência de doenças metabólicas estão cada vez mais associados à resposta do ambiente frente à devastação que o homem causou e tem causado ao nosso planeta. “Acreditamos que o principal compromisso da Nutrição Funcional é conscientizar os profissionais da saúde sobre a importância do equilíbrio da nossa saúde em sinergia com a saúde ambiental.” explica a Dra. Valéria Paschoal –Presidente do Congresso, sobre o tema escolhido para este ano.

Este ambiente funciona como antecedente para gatilhos ambientais e endógenos que favorecem a expressão de genes que estimulam mediadores bioquímicos, levando ao desequilíbrio do nosso funcionamento celular, promovendo o aumento no índice de defeitos congênitos, problemas de reprodução como infertilidade, endometriose, câncer, asma e outras doenças respiratórias, alergias, doenças auto-imunes, doenças neurológicas e doenças metabólicas como obesidade e diabetes. Nosso compromisso com o planeta não é somente profissional, mas como cidadão de um mundo que precisa de atenção, que está em alerta pelo excesso de produção de lixo e gases poluentes, pela falta de água limpa, pelo uso indiscriminado de medicamentos e agrotóxicos em alimentos de origem animal e vegetal.

 
“O tema principal do congresso vem para reforçar a ideia de que, ficar esperando por medidas governamentais e pela atitude do outro não é suficiente - temos que assumir nosso papel perante o planeta e saber que pequenas ações diárias farão a grande diferença.” conclui Valéria.

 O evento contará com importantes nomes da nutrição, especialistas em nutrição funcional e medicina do esporte, tanto nacionais, quanto internacionais.

 

Sobre a Dra. Valéria Paschoal

Nutricionista. Mestre na área de Nutrição e Pediatria pela UNIFESP – EPM; Editora Científica da Revista Brasileira de Nutrição Funcional; Coordenadora Científica; Coordenadora Científica do Curso de Nutrição Clínica Funcional da VP Consultoria Nutricional / Divisão de Ensino e Pesquisa; Docente dos Cursos de Pós Graduação e Extensão de Nutrição Clínica Funcional e de Nutrição Esportiva Funcional da VP Consultoria Nutricional / Divisão Ensino e Pesquisa; Diretora da VP Consultoria Nutricional; Autora dos Livros “Nutrição Clínica Funcional : dos Princípios à Prática Clínica” e “Suplementação Funcional Magistral: dos Nutrientes aos Compostos Bioativos; Coordenadora da Comissão Científica do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional (CBNF) ; Membro do The Institute for Functional Medicine – USA.

 

SERVIÇO

VII Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional e VI Congresso Brasileiro de Nutrição Esportiva Funcional

Período: 15,16 e 17 de Setembro de 2011

Local: Centro de Convenções Frei Caneca SP (Shopping Frei Caneca)

Endereço: Rua. Frei Caneca, 569 – Consolação - São Paulo/SP

 

Outras notícias

Comentários

  1. #1
    nadir de ramos romeu kleber
    02/01/2012 18:43

    como posso obter mais informções sobre Nutrição Func ional V.P

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: