Selected a language:

Durma bem: E acorde para a vida!

Este é o título do meu livro publicado recentemente. Sempre que começo a escrever, a primeira coisa que faço é dar um título. É claro que, antes de iniciar a escrita, já tenho o livro ou o artigo na minha cabeça, mas, no momento que estou na frente do computador, preciso colocar um título, mesmo sabendo que pode não ser o definitivo.

Não foi diferente com esse meu livro. O título deve ter sempre a ver com o que pretendo escrever, então, o primeiro título do livro foi Insônia. Mas eu não estava satisfeita, até que um dia, ao deitar disse para mim mesma: “Sandra, você vai criar o título que tanto deseja”. E, ao acordar, o título veio com toda a força: Durma bem e acorde para a vida. Yes!!! Era esse! Tive certeza! E para todos que eu falava, inclusive na editora, concordavam que a escolha foi muito feliz.

Eu queria um título que resumisse a importância de um sono bem dormido.  Quem não dorme bem não vive bem, não aproveita a vida plenamente. Uma vez ou outra dormir mal, tudo bem, mas há pessoas que dorme mal constantemente. A vida não é boa para quem passa parte ou, dependendo do caso, até o dia todo, sonolento, irritado, mal-humorado, cansado, confuso, a memória falhando, a criatividade ausente, desanimado, desestimulado e até deprimido.

Noites maldormidas constantemente podem causar depressão e outras doenças, visto que o sistema imunológico pode ficar enfraquecido, nos deixando menos resistentes a gripes e viroses, por exemplo. E, para quem já sofre de alguma doença, a tendência é piorar ou demorar mais tempo para curar. Além das olheiras, aparência abatida, pele e cabelos sem brilhos, olhar cansado.  Quem não tem sono recuperador envelhece precocemente e pode engordar também.

Isso tudo porque o sono não é perda de tempo, como muitos pensam. O sono não está à parte da vida, ao contrário, ele é vida. É, durante o sono, que muitos hormônios importantes são liberados. Hormônios esses responsáveis por regular o sono, retardar o envelhecimento, gerar maior disposição, manter o tônus muscular, eliminar gordura, controlar a sensação de saciedade, crescimento das glândulas mamárias e produção do leite, entre outros fatores que determinam nossa qualidade de vida.

Grande parte das queixas de quem dorme mal é ansiedade e estresse, outros apenas percebem que não acordam bem. Se você faz parte do primeiro grupo é possível reverter suas noites maldormidas, muitas vezes, apenas, através de simples mudanças de hábitos ou aprendendo alguma técnica de relaxamento. Caso esteja incluído no segundo grupo, é importante pesquisar o que pode estar acontecendo durante o seu sono. Você pode ter algum distúrbio do sono e não saber.

Bons sonos e sonhos!!!

 

FONTE: Sandra Rosenfeld

Outras notícias

Comentários

  1. #1
    vanda vergilio
    13/04/2011 17:05

    ja nao sei quanto tempo que nao tenho,uma boa noite de sono.acordo de 2 em 2 horas .nao sei mais o que fazer,gostaria muito de saber se tem algo para que eu possa me ajudar a ter uma boa noite de sono.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: