Selected a language:

Férias: Terceira idade, pé na estrada!

Chegou à terceira idade? Então, faça as malas, pois é hora de viajar!

No ano passado, 30% das viagens no Brasil foram feitas por pessoas idosas, sendo que, mais de 70% delas são mulheres de 65 a 75 anos de idade.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há mais de 21 milhões de pessoas com 60 anos ou mais no Brasil. Com o aumento da expectativa e da qualidade de vida, chegar à terceira idade deixou de ser um problema para grande parte da população e ficar sentada em poltrona confortável para preparar a blusa de tricô das netas não está mais na agenda das vovós, pelo contrário, o que elas querem, agora, é viajar.

No ano passado, 30% das viagens no Brasil foram feitas por pessoas idosas, sendo que, de acordo com a turismóloga especializada em gerontologia e professora de Turismo e Hotelaria da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Heloísa Maria Rodrigues de Souza, mais de 70% delas são mulheres de 65 a 75 anos de idade, casadas ou viúvas, com o segundo grau completo. Ela explica que os idosos estão investindo muito mais neles próprios, pensando em lazer, em adquirir cultura e em fazer novas amizades, do que em acumular bens, como faziam as gerações anteriores. “Outro fator importante é que agora está entrando na terceira idade a primeira geração de mulheres que se aposentam após cumprirem o seu período de trabalho. Com isso, ao invés de o casal contar somente com a aposentadoria do homem, contam com as duas e podem viajar com maior frequência”, conta.

O meio de transporte mais utilizado nas viagens é o ônibus e a permanência no local escolhido é, em geral, de sete dias. “Não existe um roteiro específico para a terceira idade, só irá depender da saúde de cada pessoa. Um idoso saudável, habituado a praticar exercícios físicos, poderá fazer qualquer atividade que um jovem, mas é importante lembrar que a visita periódica ao médico geriatra para fazer avaliações é indispensável”, complementa.

Viajar na baixa estação pode ser interessante para as pessoas da terceira idade, afinal, os preços ficam mais baixos e o atendimento que recebem é melhor. “Os idosos são muito importantes para o turismo porque eles ocupam os hotéis fora do período de férias e feriados, gerando mais empregos nos diversos setores do turismo”, explica Heloísa.

Verificar se o hotel escolhido para a estada está adaptado para os idosos pode poupar dores de cabeça no futuro. Vaso sanitário mais alto, barras de segurança no box do banheiro, piso antiderrapante e rampas de acesso fazem toda a diferença. “É preciso ter mão de obra adequada para atender esse segmento, não só nos hotéis, com profissionais especializados em recreação para a terceira idade, como também nos passeios que devem contar com guias preparados para lidar com este público”, finaliza a professora.

Outras notícias

Comentários

  1. #1
    Aldorisse
    02/02/2011 19:49

    gostei! sei que vc. vai gostarrrrrr!!!!!!!!!!!!!!

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: