Selected a language:

Final de ano: Período favorável para casamentos

Da Redação BemZen

Muitas pessoas acreditam que o mês de maio é o preferido pelas noivas para trocar alianças, mas a verdade é que está realidade mudou. Com a evolução profissional das mulheres na sociedade, elas estão deixando de lado algumas tradições e considerando questões mais práticas na hora de escolher a data do casamento.

Uma pesquisa recente do IBGE mostra que a preferência das brasileiras está concentrada na realização de cerimônias nos meses de novembro e dezembro. Na agência de relacionamentos Par Ideal, de Curitiba, o perfil é o mesmo, pois 38% das clientes manifestam preferência pela união nos últimos meses do ano.

O novo papel da mulher na sociedade, no qual ela passou a ocupar cargos até então exclusivamente masculinos, e a participar ativamente do mercado de trabalho, criou nelas uma percepção diferente sobre a realização do casamento. Segundo a pedagoga e diretora da agência, Sheila Rigler, ‘‘elas querem casar, mas nem sempre fazem questão de uma cerimônia grandiosa, já que estão mais práticas e investindo cada vez mais em suas carreiras e na casa. Elas preferem gastar mais com a viagem de lua de mel e deixam de lado algumas tradições’’.

Na Par Ideal, uma pesquisa com as clientes mostrou que 47% das entrevistadas consideram fundamental oficializar a união no cartório e realizar uma celebração simples para a família. Apenas 26% valorizam todas as tradições do ritual, com direito a marcha nupcial, vestido de noiva e muitos convidados. ‘‘ As cerimônias mais convencionais geralmente são desejo de pessoas mais jovens que estão no primeiro casamento’’, comenta Sheila.

De acordo com a pesquisa realizada na agência, o ritual na igreja é considerado mais importante para as mulheres que tem entre 18 e 30 anos, enquanto apenas 1% das mulheres entre 51 e 60 anos consideram importante receber a benção em alguma igreja.

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a maior escolaridade feminina, que proporciona empregos mais bem remunerados, também tem gerado mudanças no comportamento das noivas. ‘‘Elas querem aproveitar o verão e as férias, e, os altos investimentos são deixados de lado ou negociados, quando a família faz questão de algumas tradições. Elas não dependem mais dos pais e do noivo para pagar o casamento, por isso muitas vezes sentem mais segurança para escolher cerimônias de acordo com os próprios sonhos’’, comenta Sheila Rigler. Na Par Ideal, 42% das cadastradas escolhem a data do casamento baseada no clima para a celebração.

A preocupação com a estabilidade climática, já supera a questão do 13º e do período de férias, pois as noivas preferem o calor na hora de escolher o vestido e o estilo da comemoração para este momento. Até a família real britânica se preocupa com o clima, já que o casamento do príncipe Willian com Kate Middleton tem realização prevista para o verão ou primavera do próximo ano, segundo informações divulgadas pela a Clarence House, residência oficial do príncipe Charles.

Para a noiva Paula Valentini, o casamento tradicional nunca foi um sonho e para oficializar sua união com Renato Perissinotto, foi preparada uma cerimônia simples. A primeira decisão de Paula, que surpreendeu as amigas, foi a vontade de casar com um vestido super colorido, fugindo a uma das tradições mais fortes desta cerimônia, que é casar de branco. O casamento aconteceu no dia 04 de dezembro, em uma chácara, na qual eles receberam uma benção, com a participação dos amigos mais próximos e familiares. Em seguida, a união foi comemorada com uma feijoada. ‘‘O clima foi importante para definir a data, porque a celebração foi em uma chácara e o lugar escolhido para a lua de mel é a cara do verão. Devido ao trabalho, vamos esperar as festas de final de ano para viajar e a lua de mel será comemorada em janeiro, na cidade de Parati’’, comenta Paula.

 

Foto (chamada): Stock.XCHNG

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: