Selected a language:

Dezembro: Mês santo por excelência

*Heloísa Helena Paiva



Dezembro geralmente é lembrado pelas pessoas como um mês de festas; o mês do Natal e do Réveillon. Entretanto, nesse último mês do ano, homenageamos tantas pessoas que, por sua conversão e pelos serviços prestados em nome de Deus, merecem ser chamadas de santas, servindo de exemplo para todos nós.



Já na primeira sexta-feira do mês (4), recordamos São Francisco Xavier. Filho espiritual predileto de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, foi enviado da Espanha para o Oriente, a fim de desbravar terras desconhecidas armado unicamente com a Palavra de Deus.



Francisco Xavier tinha 35 anos quando cruzou o oceano para chegar a Goa - um estado da Índia onde repousam preservados seus restos mortais por centenas de anos desde que para lá foram levados após a sua morte, na China. Com as navegações e conquistas, aquele lugar havia atraído todo tipo de soldados e aventureiros. Longe de sua pátria e da família, costumavam escandalizar até mesmo os pagãos.



Movido pela necessidade de perder a vida temporal para socorrer a vida espiritual de seu próximo, Xavier atirou-se ao trabalho, ganhando fama e respeito pelos seus serviços no confessionário, no púlpito, no hospital e na escola. Perto dele, as pessoas sentiam-se desejosas de purificar sua alma. A Santa Sé reconheceu 24 ressurreições juridicamente comprovadas e 88 milagres operados ainda em vida pelo Santo.



No dia 8, a Igreja comemora a Imaculada Conceição da Virgem Maria. A Maternidade Divina é o principal privilégio que Maria recebeu, seguido pela Assunção. Porque Maria concebeu seu filho, Jesus Cristo, sem pecado, pôde se entregar totalmente à Sua obra em favor dos homens. Sendo cheia de graça, foi exemplo de entrega total ao plano redentor do Pai. Nossa Mãe nos inspira a dizer o "sim" da Salvação.



Dia 13 é a vez de prestarmos homenagens a Santa Luzia, protetora dos olhos e da visão. Cristã e rica, Luzia havia sido prometida em casamento a um jovem pagão depois da morte de seu pai. Entretanto, tendo feito um voto de virgindade perpétua, convenceu sua mãe de permanecer virgem e doar seu dote aos pobres. Porém, o jovem rejeitado se vingou, entregando a moça às autoridades. Depois de resistir a todo tipo de ameaça, Luzia teve seus olhos arrancados na cela. De nada adiantou, porque no dia seguinte estavam perfeitos novamente. Foi decapitada no ano 303 por ter prometido amor e fidelidade a Deus.



São João Evangelista, o Apóstolo Virgem, é um dos principais santos da Igreja, sendo homenageado no dia 27. Representou a humanidade ao receber, junto à Cruz, Nossa Senhora como Mãe. Assim como seus outros dois irmãos Simão (Pedro) e André (Tiago), também pescadores, era discípulo de São João Batista - de quem tinham recebido o batismo como preparação para a vinda do Salvador.



Foi o Evangelista por excelência da divindade de Cristo. Perseguido pelo imperador Domiciano, foi levado a Roma e mergulhado num tacho cheio de azeite fervendo. Mas, milagrosamente, saiu rejuvenescido. Então, restou-lhe ser deportado para a ilha de Patmos, onde escreveu o Apocalipse. Voltou a Éfeso depois da morte de seu perseguidor. Lá passou a morar e a escrever, a pedido dos fiéis, seu Evangelho e três epístolas, para refutar as heresias que negavam a divindade de Nosso Senhor e pregar o amor entre os cristãos.



Está claro, então, que além de comemorarmos o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo no dia 25, o mês de dezembro nos enche o coração de esperança e fé. Que esses exemplos de vida nos inspirem a seguir o caminho de retidão firmemente traçado pelo Filho de Deus.



*Heloísa Helena Paiva é jornalista, diretora da Press Página Projetos de Comunicação e autora do livro "Assessoria de Imprensa - Tudo o que você precisa saber para fazer bem feito".

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: