Selected a language:

De carro é mais devagar: Vá de Galinha!

Por Aline Moura

Equipe Bemzen



O trânsito está difícil de encarar? Então Vá de Galinha! Este é o lama da campanha desenvolvida pela Fundação SOS Mata Atlântica, lançada no dia 22 de setembro, o dia Mundial Sem Carro, cujo objetivo é alertar as pessoas sobre a situação de caos no trânsito, a partir da comparação da galinha.

De acordo com o site da campanha Vá de Galinha, uma pesquisa realizada pela Folha de São Paulo aponta que a velocidade média de um motorista na hora do rush, em São Paulo, é de 15 km/h. Apenas 1 km/h a mais que uma galinha. A SOS Mata Atlântica acredita que o homem, ser racional, diante destas informações possa refletir e se questionar: Preciso ficar no trânsito, poluindo e diminuindo os recursos naturais do planeta? A resposta da organização é: claro que não. Vá de galinha.

A finalidade da campanha coincide, propositadamente, com a comemoração do Dia Mundial Sem Carro. Nesse dia as pessoas são incentivadas a usar bicicletas, o transporte público ou andar a pé e, desta forma, favorecer a mobilidade nos centros urbanos. Mas, principalmente, uma data de reflexão, para o desenvolvimento de uma consciência ambiental e sustentável. Além de contribuir para a redução do CO2.

O Dia Mundial Sem Carro foi celebrado pela primeira vez em 1998, na França. No Brasil, a mobilização ocorreu pela primeira vez em 2001. No ano passado, praticamente todas as grandes cidades brasileiras participaram da iniciativa, dentre elas São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Campo Grande, Natal, Maringá, Salvador, Belém, e muitas outras. Lembrando que para participar oficialmente, a prefeitura da cidade deve fechar uma ou mais ruas para o trânsito de automóveis.
 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: