Existem vários tipos de chocolate: branco, ao leite, meio amargo e amargo. O chocolate amargo é aquele com alto teor de sementes de cacau, a qual é rica em flavanóides. Este tipo de chocolate promove uma redução da pressão arterial.
Entretanto, devido ao pequeno porte dos estudos relacionados ao assunto, não há ainda um consenso para a sua recomendação no tratamento da hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta.
Uma nova revisão de estudos aponta que o maior consumo de chocolate pode relacionar-se a um risco menor de derrame cerebral, bem com, uma possibilidade menor de morte por esta doença.O derrame cerebral é principal causa de morte no Brasil, e a hipertensão arterial descontrolada é o seu principal fator de risco.
Os resultados de 2 estudos evidenciaram, respectivamente, uma redução de 22% no risco de derrame cerebral naqueles que consumiram uma porção de chocolate por semana e uma redução de 46% na mortalidade por derrame cerebral através do consumo semanal de flavonóides contidos em 50 gramas de chocolate, quando comparado com nenhum consumo.
Entretanto, o número de estudos observando esta associação foi pequeno."Precisamos de mais estudos que identifiquem especificamente o tipo e a quantidade de chocolate, incluindo a quantidade de flavonóides incluída na composição do chocolate, para fazer conclusões mais válidas”, disse o Dr.Gustavo Saposnik, autor da revisão e médico do St. Michaels Hospital e da Universidade de Toronto (Canadá).
Fonte: Site Mais Brasília
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(