Dai-nos, Senhor, sermos sempre firmes na Fé e na Esperança, e assim como o Papa Inocêncio, concedei-nos a graça da tranqüilidade de espírito, numa vida calma e produtiva. Amém.
O Santo
Este santo papa foi eleito em 401 e ficaria no controle da Igreja por mais de dezesseis anos, em um período muito conturbado da história da Religião Católica. Neste momento estavam ocorrendo disputas entre os Impérios do Ocidente e o Império Godo de Alarico. Inocêncio I recebeu a missão de visitar o imperador Honório a fim de convencê-lo a ceder poderes a Alarico, para não levantar a sua terrível ira. Isso implicaria em devastações dos bárbaros godos em seu território, o que de fato aconteceu, pois os bárbaros acabaram por invadir as terras de Honório.
Em seu pontificado instituiu diversas normas para a Igreja, bem como doutrinas referentes à liturgia , à unção dos enfermos, ao batismo, aos casos de adultérios, à reconciliação. Suas intervenções visavam a defesa da doutrina, mas, além disso, com sua sensibilidade, ajudava paternalmente aqueles que se sentiam infelizes. Foi o que fez com São Jerônimo, que recebeu de Inocêncio I o conforto e alívio para os problemas que tanto o atormentavam.
Morreu em Roma, no dia 28 de julho de 417, sendo sepultado no cemitério Ponciano, na via Portuense.
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(