Selected a language:

Oração do dia: São Celestino (Papa)

Bendito seja Deus, que deu as chaves do céu a São Pedro e todos os seus sucessores, na figura dos Papas. Concedei-nos, ó Deus Altíssimo, pela intercessão de São Celestino, Papa e firme defensor da Verdade e da fé, a graça de sermos sempre firmes na defesa da fé católica e do papado. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

O Santo

São Celestino marcou seu pontificado - que durou pouco mais de dez anos – com algumas grandes reformas no corpo eclesiástico, demonstrando devoção e rígidos princípios. Respondendo às inquietações que cercavam a Igreja, constituiu normas que seriam chamadas de Decretais, onde assegurava, entre outros, o direito do papa em receber apelos de qualquer cristão, leigo ou clérigo.

Tomou forma, assim, o primeiro embrião do direito canônico. Escreve cartas de apoio a Santo Agostinho, que nesse período passa por sérios problemas; nelas demonstra comovente solidariedade para com o amigo, colocando-o no mesmo patamar dos grandes mestres da Igreja. Depois de disputas problemáticas no corpo clerical, escreve uma carta tranqüilizando o povo e apoiando a vitória do novo patriarca. Seria esta carta seu último documento, pois em 27 de julho de 432, morre, sendo sepultado no cemitério de Priscila. Em 817, as relíquias do santo pontífice foram enviadas para a basílica de Praxedes e parte delas teria sido mandada para a catedral de Mântua.

 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: