Bendito sejais, ó Deus, que concedestes a Santa Brígida a graça da firmeza da fé e das grandes iniciativas apostólicas. Dai-me ser sempre diligente e pronto para as grandes tarefas de apostolado e testemunho. Amém.
O Santo
Nascida em Finstad, perto de Upsala, na Suécia, em 1303, esta santa é contemporânea de Santa Catarina de Sena, tendo em comum a singularidade de uma personalidade carismática, pacífica e mística.
Casada com menos de dezoito anos com o nobre Ulf Gudmarsson, teve oito filhos. Sua formação cristã rígida desde pequena já incentivava a sua inclinação à religião.
Em uma das peregrinações que fazia com seu marido, ao visitar o célebre Santuário de Compostela, o seu marido, muito devoto, decidiu ficar em um mosteiro próximo ao santuário onde, inclusive, já estava um de seus filhos, dedicando-se à vida religiosa. Brígida segue o exemplo e também abraça a ordem monástica.
Nessa nova ordem, ela põe em prática o seu sonho de construir um mosteiro duplo: nele viveriam homens e mulheres em plena comunhão com Deus. Localizado em Vadstena, o mosteiro recebeu o apoio do rei da Suécia.
A Ordem foi aprovada pelo papa Urbano V e após a morte de Santa Brígida, passou a ser dirigida por sua própria filha, santa Catarina. Brígida da Suécia foi canonizada em 1391, dezoito anos após sua morte.
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(