Selected a language:

Oração do dia: Oração de Santa Joana

Ó Deus, que concedestes grandes graças a vossa serva, Santa Joana, dai-me também a mim ser desprendido das coisas deste mundo e viver com maior ardor a caridade evangélica. Concedei-me, pela intercessão de Santa Joana, a graça que tanto necessito. Amém.

O Santo

Santa Joana nasceu a 6 de fevereiro de 1452, filha primogênita de Dom Afonso e, portanto, herdeira do trono de Portugal. Mas a princesa demonstrou desde cedo um grande amor a Deus e profundo interesse pela vida religiosa.

Meditava as vidas e os tormentos dos santos e submetia-se a duras penitências usando cilício e túnicas ásperas por baixo das vestes finas. Passava noites orando, submetia-se a jejuns e ao silêncio a fim de melhor meditar a palavra de Deus. Dedicada aos pobres, conta-se que na semana santa  pedia que lhe trouxessem doze mulheres pobres para  celebrar o ritual de lava pés, após o qual dava-lhes   dinheiro e roupas novas.

Por sua singular beleza e formosura, foi pretendida por muitos príncipes. Mas Joana recusou todos eles, decidida a abraçar a vida religiosa. Ingressou no convento de Aveiro, onde viveu dedicando-se à oração, ao jejum, às penitências,  aos modestos trabalhos da comunidade, tudo isso pela conversão dos pecadores. Santa Joana morreu a 12 de maio de 1490 de uma doença cujas dores suportou com paciência e abnegação. Sua festa é celebrada em Portugal no dia 12 de maio.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: