Selected a language:

Oração do dia: Oração de Santo Pacômio (abade)

Concedei-me, Ó Deus, a Graça de uma vida de oração e devoção, como a de vosso servo São Pacômio, e por sua intercessão, dai-me a graça que vos peço. Amém.

O Santo

S. Pacômio nasceu em 287 no Alto Egito, filho de pais pagãos. Tendo ingressado no exército, aos 20 anos foi feito prisioneiro em Tebas. Protegidos pela escuridão, alguns cristãos levaram-lhe um prato de comida. Comovido, Pacômio quis saber quem lhes ordenara fazer aquilo. "O Deus dos céus", foi a resposta.

Resolveu então orar ao Deus dos cristãos pedindo-lhe que o libertasse em troca da sua devoção. Obtida a liberdade, cumpriu a promessa e ingressou numa comunidade religiosa cristã, onde recebeu o batismo.

Inovou a vida monástica introduzindo o cenobitismo ou vida comum baseada na disciplina e na autoridade, substituindo assim a anarquia dos anacoretas. Em suas peregrinações pelo deserto, escutou uma voz misteriosa que o convidava a fixar a sua morada naquele lugar. Retirou-se então a uma vida de oração, mas não tardaram a ali chegar numerosos discípulos.

Por ocasião de sua morte, já havia nove mosteiros masculinos e um feminino que usavam seu modo de vida e oração.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: