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Nossa Senhora das Dores


 A sensibilidade de piedosa compaixão do povo cristão está eloquentemente expressa no quadro da Pietá. Nossa Senhora das Dores recebe no colo do filho morto apenas tirado da cruz. É o momento que se reveste da incomensurável dor uma paixão humana e espiritual única: a conclusão do sacrifício de Cristo, cuja morte sobre a cruz é o ponto culminante da Redenção. Mas como a morte de Cristo está já implícita, como em embrião, desde os primeiros momentos de sua existência, também a com-paixão está inplícita no inicial: "Faça-se em mim segundo atua palavra." Como mãe, Maria assume implicitamente os sofrimentos de Cristo, em cada momento de sua vida. Eis porque a imagem de pietá típica da artegótica e do Renascimento (a mais conhecida é a cultura de Michelangelo) exprime só um momento deste dor da Virgem Mãe. A devoção, que precede a celebração litúrgica, fixou-os simbolicamente as sete dores da Co-redentora, correspondentes a outros tantos episódios narrados pelo Evalgelho: a profecia do velho Simeão a fuga para o Egito, a perda de Jesus aos doze anos durante a peregrinação à Cidade Santa, o caminho de Jesus para o Gólgata, a cruvificação, a deposição da cruz, a sepultura. Mas como o objeto do martírio de Maria é o martírio do Redentor, desde o século XV encontramos as primeiras celebrações litúrgicas sobre a compaixão de Maria aos pés da cruz, colocada no tempo da Paixão ou logo após as festividades pascais. Em 1667 a Ordem dos Servitas, inteiramente dedicada à devoção de Nossa Senhora (os sete santos Fundadores no século XIII tinham instituído a "Companhia de Maria Dolorosa") obteve a aprovação da celebração litúrgica das sete dores da Virgem, que durante o pontificado de Pio VII foi acolhida no calendário romano e lembrado no terceiro domingo de setembro. Pio X fixou a data definitiva de 15 desetembro, conservada no novo calendário litúrgico, que mudou o título da festa, reduzida a uma simples memória: não mais Sete Dores de Maria, mas menos especificamente e mais oportunamente: Virgem Maria Dolorosa. Com este título nós honramos a dor de Maria aceita na redenção mediante a cruz. É junto à Cruz que a Mãe de Jesus crucificado torna-se a Mãe do corpo místico nascido da Cruz, isto é, nós somos nascidos enquanto cristãos, do mútuo amor sacrifical e sofredor de Jesus e Maria. Eis porque hoje se oferece à nossa devota e afetuosa meditação a dor de Maria.





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