Espiritualidade é uma forma das pessoas encontrarem significados e propósitos em suas vidas. Elas buscam se conectar consigo mesmas, com os outros e com o que é significativo e sagrado. E isso nem sempre está associado a uma figura divina ou religião. O termo "spirituality" no PubMed, mostra 10.840 artigos sobre o assunto, revelando a importância crescente no meio médico. A Covid-19 e o isolamento social, mostraram o quanto cuidar do espiritual é necessário.
Segundo o professor de psiquiatra da UFJF e coordenador da sessão de Espiritualidade da Associação Mundial de Psiquiatria, Alexander Moreira-Almeida, "Percebemos que não estamos no controle das coisas, desperta para o aspecto da transitoriedade do mundo material, e essa é uma mensagem geral das religiões. E ao trabalhar com o propósito existencial, a vida imaterial e de que existe algo além, a religião pode trazer serenidade para essa situação".
Para Maicon Paiva, espiritualista do Espaço Recomeçar, "buscar espiritualidade é a forma de nos confortar com as situações que não conseguimos lidar racionalmente. A fé motiva as pessoas e dá esperança, o que é essencial no momento em que vivemos".
Pensando nisso, Maicon Paiva, destaca 4 práticas que podemos fazer em casa para cuidar do nosso espiritual.
1 - Limpe seu ambiente
Um ambiente bagunçado e sujo com certeza não atrai coisas boas para sua vida. Busque limpar tudo e deixar organizado, limpando sempre de dentro para fora, levando toda a energia negativa. Uma gotinha de amônia na água também pode auxiliar.
2 - Tenha uma rotina
O que parece bobo aos nossos olhos, é essencial para nosso corpo e espiritual. Após tanto isolamento vamos demorar na fase de adaptação, mas acertar a rotina é essencial. Separe um tempo para você e para o trabalho.
3 - Limpeza espiritual
Tomar banhos de limpeza e descarrego e buscar procurar profissionais espiritualistas que te ajudem a se reequilibrar energeticamente, facilitando os outros aspectos.
4 - Busque o autoconhecimento
Buscar o autoconhecimento é fundamental, principalmente quando o assunto é saúde psicológica. Ter com que você possa compartilhar isso e se autoconhecer através de um atendimento psicológico.
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(