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Calendário de todos Orixás e suas datas comemorativas: Conheça os Orixás na Religião Iorubá

 

20 de Janeiro - Dia de Oxósse

 

23 de abril -  Dia de Ogum

 

13 de maio - Dia dos Pretos Velhos

 

13 de junho - Dia de Xangô

 

26 de julho - Dia de Nanâ

 

16 de agosto -  Dia de Omulu

 

27 de Setembro - Dia de Cosme e Damião - Na tradição Iorubá, Cosme e Damião são os Orixás Ibeji ou Ibejis, filhos gêmeos de Inhaça e Xangô, que foram criados por Oxum.

 

12 de outubro - Dia de Oxum

 

2 de novembro- Dia de Abaluaê

 

4 de dezembro - Dia de Iansã

 

8 de dezembro - Dia de Iemanjá

 

25 de dezembro - Dia de  Oxalá

 

 

 

Dias da Semana e Saudações aos Orixás UMBANDA

 

SEGUNDA - FEIRA * Exu, Pomba Gira, Obaliuaie, Omulu, Pretos Velhos (Iorumá) e almas aflitas

TERÇA - FEIRA * Ogum, Boiadeiros e Baianos

QUARTA - FEIRA * Xangô e Iansâ

QUINTA - FEIRA * Oxossi, Caboclos e Caboclas

SEXTA - FEIRA * Oxalá, Almas Santas e Linha da Oriente liderada por São João Batista

SÁBADO * Iemanjá, Oxum, Nanã Buruke, Ondinas, Sereias, Caboclas, Iaras e Marinheiros

DOMINGO * Iori (Cosme e Damião), Crianças e Ibejadas

 

SAUDAÇÕES

Saravá Oxalá * Oxalá Meu Pai – Epa Epa meu pai

Saravá Ogum * Ogum Iê Meu Pai

Saravá Xangô * Caô Cabecilê

Saravá Obaluaie * Atotô Obaluaiê

Saravá Oxossi * Okê Caboclo

Saravá Iemanjá * Odoceyá

Saravá Oxum * Aiêê Mamãe Oxum

Saravá Iansã * Uepa hey Iansã

Saravá Nanã Buruke Saluba Nanã

Saravá Cabloco * Okê Cabloco

Saravá aos Petros.Velhos * Adorei as Almas

Saravá as Crianças * Beijada

Saravá Exu * Laroiê Exú

Saravá Pomba Gira * Laruiê Pomba Gira

 

 

Na África, cada Orixá estava ligado originalmente a uma cidade ou a um país inteiro. Tratava-se de uma série de cultos regionais ou nacionais. Xangô em Oió, Iemanjá na região dos ebás, Ieuá em ebadós, Ogum em Adô Equiti e Ondô, Oxum em Ilexá, Oxobô e Ijebu Ode, Erinlé em Ilobu, Logunedé em Ilexá, Otim em Inisa, Oxalá-Obatalá em Ifé, subdivididos em Oxalufã em Ifo e Oxaguiã em Ejibó. A realização das cerimônias de adoração ao orixá é assegurada pelos sacerdotes designados para tal em sua tribo ou cidade.

 

Orixás na Religião iorubá :

 

Exu, Orixá guardião dos templos, encruzilhadas, passagens, casas, cidades e das pessoas, mensageiro divino dos oráculos.

Ogum, Orixá do ferro, guerra, fogo, e tecnologia.

Oxóssi, Orixá da caça e da fartura.

Logunedé, Orixá jovem da caça e da pesca.

Xangô, Orixá do fogo e trovão, protetor da justiça.

Airá, Usa branco, tem profundas ligações com Oxalá e com Xangô.

Obaluaiê, Orixá das doenças epidérmicas e pragas, Orixá da Cura.

Oxumarê, Orixá da chuva e do arco-íris, o Dono das Cobras.

Oçânhim, Orixá das Folhas, conhece o segredo de todas elas.

Oiá ou Iansã, Orixá feminino dos ventos, relâmpagos, tempestades, e do Rio Niger.

Oxum, Orixá feminino dos rios, do ouro, do jogo de búzios, e do amor.

Iemanjá, Orixá feminino dos lagos, mares e fertilidade, mãe de muitos Orixás.

Nanã, Orixá feminino dos pântanos, e da morte, mãe de Obaluaiê.

Ieuá, Orixá feminino do Rio Yewa.

Obá, Orixá feminino do Rio Oba, uma das esposas de Xangô.

Axabó, Orixá feminino da família de Xangô.

Ibeji, Orixás gêmeos.

Irocô, Orixá da árvore sagrada, (gameleira branca no Brasil).

Egungum, ancestral cultuado após a morte em casas separadas dos Orixás.

Iami-Ajé, é a sacralização da figura materna, a grande mãe feiticeira.

Onilé, Orixá do culto aos egunguns.

Oxalá, Orixá do Branco, da Paz, da Fé.

Obatalá ou Orixanlá, o mais respeitado, o pai de quase todos orixás, criador do mundo e dos corpos humanos.

Ifá ou Orunmila-Ifa, Ifá é o porta-voz de Orunmila, Orixá da Adivinhação e do destino.

Odudua, Orixá também tido como criador do mundo, pai de Oraniã e dos iorubás.

Oraniã, Orixá filho mais novo de Odudua.

Baiâni, Orixá também chamado Dadá Ajacá.

Olocum, Orixá divindade do mar.

Olossá, Orixá dos lagos e lagoas.

Oxalufã, Qualidade de Oxalá velho e sábio.

Oxaguiã, Qualidade de Oxalá jovem e guerreiro.

Ocô, Orixá da agricultura.

 

 

No Brasil, em cada templo religioso, são cultuados todos os Orixás, diferenciando que nas casas grandes tem um quarto separado para cada Orixá, nas casas menores são cultuados em um único quarto de santo, expressão usada para designar o quarto onde são cultuados os Orixás.

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