Selected a language:

Oração do dia: Santo Atanásio


02 de maio - Santo Atanásio

A memória desse santo nos remete a uma análise apreciadora dos fatos que cercam a sua vida por ter sido combatente e defensor assíduo de suas idéias, mesmo que lhe gerasse algum tipo de repressão. Nascido em Alexandria, no Egito, em 295, é uma figura dramática e polêmica da Igreja. Em sua vida, cinco exílios lhe foram impostos pelos seguintes Imperadores: Constantino, Constâncio, Juliano e Valente. Tinha, como disse antes, fibra de lutador e combatente quando assim o destino queria. Escreveu um livro de título “Apologia pela fuga”. Recebeu tantas acusações de seus inimigos que, por vezes, fugir era o melhor remédio, o que ele próprio nos conta orgulhoso dessas suas peripécias.

Seus últimos exílios se passaram no deserto, juntamente com seus amigos monges que compartilhavam as dificuldades da vida monástica e da personalidade autoritária de Atanásio. É para eles que escreve mais uma obra chamada “A História dos Arianos”, que nos demonstra seu temperamento difícil, porém objetivo ao tratar, por exemplo, do Imperador e de seus adversários. Outro feito de Atanásio foi o de relatar, em sua derradeira obra, a vida de Santo Antão, que podemos considerar como um verdadeiro manifesto da vida monástica.

Oração: Pela intercessão de Santo Atanásio, eu Vos peço, Senhor, fidelidade e perseverança nos ensinamentos de Jesus, e que possa eu também ser, no dia-a-dia, testemunho de vida cristã.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: