Selected a language:

Oração do dia: Santa Estanilau

11 de abril - Santo Estanilau


Nascido em 1030 na diocese da Cracóvia que se situa em Szczepanowa e filho de pais pobres, Estalisnau conseguiu concluir os primeiros estudos com os beneditinos na própria Cracóvia, conseguiu então se aperfeiçoar na Bélgica na escola de Liège os seus estudos. Ao regressar ao seu país destacou-se pelo seu zelo pastoral e pelas suas iniciativas benéficas realizadas com caridade e inteligência. Com a morte do bispo da Cracóvia, o papa Alexandre II o nomeia para um alto cargo onde o rei Boleslau II da Polônia consentiu na obra de evangelização em toda região e a formação do clero que substituiria os beneditinos na administração da Igreja polonesa.

O que tornaria Estanilau parte importante da história seria a sua personalidade destemida que levantava a voz para o soberano colocando-o em direção de seu dever e obrigações para os seus súditos. A Harmonia entre o bispo e o soberano durou até o momento que Estalisnau depôs a atitude reprovável e a mau conduta do soberano que viria a por em risco os costumes dos súditos, e em um caso curioso onde nos revela que o rei apaixonado por um garota casada colocava em risco um grave escândalo em todo país e para isso para que isso fosse sufocado a menina foi raptada. O rei foi deposto e excomungado por essa ameaça, furioso trucidou Estanilau em Cracóvia onde o cenário seria uma Igreja em presença de uma missa, este assassinato ignóbil foi perpetuado pelas mãos do próprio soberano, pois na Polônia os súditos veneravam o martírio desse santo que no dia 17 de agosto de 1253 na basílica de são Francisco de Assis foi canonizado e desde então o seu culto é muito difundido na Europa e na América.

Oração: Ó Deus que Glorificastes o Vosso Servo Santo Estanilau, dando-lhe a Virtude da coragem e da firmeza na defesa da fé, concedei-me também a mim, ser bem firme e corajoso na defesa da Verdade e de Vosso Santo Nome. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: