Selected a language:

Vida Zen: Viva mais com "respiração animal" dos xamãs

Falamos de como começar a parar o nosso diálogo interior para aumentar nossa energia e de como usar de maneira adequada a palavra para modificar nossa realidade cotidiana. E é com uma atividade muito presente no nosso cotidiano que vamos começar nossa conversa de hoje, a Respiração.

A respiração foi e é usada por Xamãs do mundo todo como poderoso instrumento para entrar em transe ou estados alterados de consciência. Existem muitas técnicas respiratórias para isso, mas vamos começar pela mais básica e uma das mais úteis, a respiração animal.

Quando os Xamãs invocavam seu Animal de Poder ou algum Espírito desse Reino queriam na verdade estabelecer contato com aquelas virtudes que aquele animal possuía e trazê-las para si ou outrem. Também
observavam o modo como determinados animais agiam, com a mesma finalidade acima citada.

A Respiração Animal nasceu dessa observação, ela se constitui em respirarmos de modo relaxado e profundo usando principalmente o abdômen, como fazem a maioria dos animais. A respiração humana é dividida em três partes e essa, a abdominal, é a mais importante.

Podemos exercer essa prática deitados, com a mão colocada sobre a barriga e procurando encher os pulmões enquanto dilatamos o abdomen para executar o processo de modo correto. Isso deve ser feito a qualquer hora que se queira ou se sinta necessidade. Outro modo é em pé ou sentado durante todo o tempo que for possível; nesse caso devemos procurar estar mais conscientes de nossa respiração ao longo do dia e sempre que
possível realizando a respiração abdominal.

Essa técnica trás bem-estar e vitalidade e é com essa finalidade que era praticada pelos antigos Xamãs além de trazer tranqüilidade e sobriedade em um momento de tensão ou raiva. Além disso é muito útil para ajudar a parar nossa tagarelice mental e poder ser útil no momento de se decidir, se vai se dizer alguma coisa ou não.

Respire duas ou três vezes e ouça a sua voz interior e então faça o que ela mandar.

Ainda iremos explorar outras técnicas de respiração, mas essa é de grande importância para nossa saúde e bem-estar além de aumentar nosso auto-controle e grau de autoconsciência.

Liberdade, Aventura e Vida longa!

Nelson Neraiel (Iatamã)

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: