Selected a language:

Astrologia Real: Horóscopos de revista X Mapa Astral: o que é verdade?

Atualmente, quando se fala de Astrologia, apenas dois dos seus múltiplos aspectos vêm à mente da maioria das pessoas: os horóscopos de revista e o mapa natal, com o signo solar, o ascendente, etc.

Os horóscopos de revista têm tanto de Astrologia como o ato de misturar sabão e água para fazer bolhas tem de Química. Astrologicamente, são um absurdo. Estes horóscopos surgiram no sec. XVIII com os almanaques astrológicos. O interesse pela astrologia aumentou e houve a necessidade de inventar um modo de fazer "previsões" fáceis, simples e comuns a um grande número de pessoas. Foi então inventado o signo solar, que até aqui era um conceito praticamente inexistente, passando a fazer-se "previsões" baseadas apenas neste ponto.

Ora um mapa astrológico é algo muito mais complexo. Para ter uma idéia da sua complexidade, basta dizer que todos os doze signos têm de alguma forma expressão num mapa. Portanto, dizer que "eu sou Gémeos" ou "eu sou Leão" é um absurdo astrológico. De fato, a personalidade de cada um de nós resulta da soma de diferentes proporções de cada signo, estruturadas numa combinação única que é o nosso mapa natal ou (e agora sim) horóscopo.

O estudo do mapa natal faz parte da disciplina da Astrologia denominada Astrologia Natal, pois refere-se ao nascimento ou natalidade de um indivíduo. Este tipo de Astrologia é o mais difundido atualmente, mas existem outros campos de igual complexidade e importância. Nesta série de artigos vamos explorar um desses campos: a Astrologia Mundana ou Astrologia do Coletivo.

Como o próprio nome indica este ramo estuda movimentos planetários e procura entender o seu efeito no coletivo humano. Através do estudo dos eclipses anuais, os ingressos sazonais e o movimento dos planetas lentos estabelecem-se relações entre nações, povos, regiões do planeta, estruturas políticas e mentalidades - todos eles reflexos do estado do colectivo. Podemos então afirmar que, enquanto a Astrologia Natal estuda a consciência individual, a Astrologia Mundana ou Coletiva estuda a consciência colectiva.

A consciência é algo fundamental para o desenvolvimento humano. E ao aproximarmo-nos da "aldeia global" interessa entender conscientemente esta "globalidade".

Sou da opinião que este ramo da Astrologia, tal com aconteceu com a Astrologia Natal no início do século. XX, deve ser modernizada e reestruturada. Através desta reestruturação podemos obter uma ferramenta de compreensão do coletivo que podemos associar à compreensão das dinâmicas individuais.

Só assim podemos trabalhar para uma consciência grupal e um postura dita "aquariana" da qual muita gente fala "à boca cheia" sem na verdade se compreender do que se trata.


Luís Ribeiro

Copyright © Luis Ribeiro e Helena Avelar.
Todos os direitos reservados

Outras notícias

Comentários

  1. #1
    claudete
    14/02/2012 12:18

    tudo sobre o amor

  2. #2
    geovana talita
    08/07/2013 18:16

    quero saber todos os dias como vai ser o meu dia e o meu mes que estarei

  3. #3
    maria das neves lopes dos santos lima
    17/09/2013 15:30

    gostaria de saber se eu vou ter ainda sorte noamor ,e no dinheiro.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: