Selected a language:

Qualidade de Vida:: A dificuldade de dizer não e a perda das oportunidades

A dificuldade de dizer não atinge cerca de 80% das pessoas que se submetem ao teste de auto diagnóstico do uso do tempo. Essa observação partiu dos trabalhos de treinamento realizados em consultorias de diversas empresas. É uma dificuldade que parece estar entranhada em nossa cultura. Dizer não, causa constrangimento às pessoas porque imaginam que estão sendo mal educadas ou que não desejam cooperar. Daí a preferência pelo "talvez", "quem sabe" e o "vou ver" que geram expectativas que dificilmente serão satisfeitas. Contudo, a dificuldade de dizer não, pode ter origens ainda mais complexas de ordem emocional ou educacional. É preciso aprender a dizer não com assertividade, ou seja, no momento certo, a pessoa certa e da forma correta.
Quem não sabe dizer não, vive de acordo com as prioridades dos outros quer na vida profissional como na vida pessoal perdendo, desta forma, TEMPO, OPORTUNIDADES E QUALIDADE DE VIDA. Exemplo: O proprietário de uma loja de autopeças, que estava indo muito bem nas vendas e que já havia até comprado um terreno para abrir uma filial disse: "Eu estou com muito receio porque não tenho controle algum sobre o meu negócio. Preciso saber quanto posso investir". Qualquer pessoa o aconselharia a contratar uma consultoria financeira. Mas ele teve o discernimento de optar por um trabalho personalizado de administração do seu tempo. Bem, entre as várias perguntas que fizemos e as diversas coisas que observamos uma chamou bastante atenção. Olhando um fichário, vi que havia muitas fichas preenchidas somente com o valor, data e um "apelido". Então perguntei? Que fichas são estas? Ele respondeu que "eram fichas das pessoas que deviam" Ele, além de não colocar o nome completo e endereço, não sabia quanto tinha a receber.

Sem falar que tinha créditos a recuperar referentes há 3 anos. Ele parou, me olhou e disse: "Esqueceu que tenho dificuldade de dizer não? Eu não peço nem um cheque pré-datado e cobrar, nem pensar." Era grande a desorganização na empresa e, como ele não iria superar esta limitação de forma rápida, sugeri que sua sócia assumisse a responsabilidade pelos controles, enquanto ele trabalhava a limitação, causadora do seu estresse e sabotadora da sua possibilidade de crescer.

Temos também o exemplo de um casal que não planejava seus finais de semana e faziam tudo o que os familiares e amigos queriam. Ficavam tão insatisfeitos que não recuperavam suas energias nos finais de semana e perdiam a oportunidade de se curtirem. Estavam se sentindo injustiçados, mas na verdade só concebiam como produtivos os dias chamados "úteis" e, por esta razão, deixavam que os outros determinassem o que eles tinham que fazer. Na segunda-feira estavam ainda mais estressados.

Nas organizações, os profissionais que têm dificuldade de dizer não, dificilmente são promovidos porque ficam assoberbados de trabalho e raramente concluem uma tarefa. As prioridades para um profissional são as atividades mais importantes e mais urgentes para a organização e não largar o seu trabalho para ajudar os outros.

Há aqueles que conseguem dizer não quando se trata de assunto corriqueiro, mas quando têm que tomar uma decisão que afete pessoas como: cônjuges, pais, filhos, colaboradores, entre outros, sentem muito medo de não serem aprovados. É importante lembrar que as pessoas afetadas pela decisão podem ficar magoadas ou ressentidas naquele momento mas muitos deles a compreenderão mais tarde. Por outro lado, uma decisão que afete pessoas provocará fatalmente insatisfações em alguns e satisfações em outros. Na verdade, jamais poderemos agradar a todos.

DICAS:
1 - Procure mudar aos poucos. Ninguém sai do 08 para o 80 de uma hora para outra.

2 - Pergunte-se: O que tenho de ruim, que desejo ser tão bom? Será que não estou me auto-sabotando por não desejar ver e trabalhar os meus defeitos?

3 - Use sempre o argumento: Estou fazendo um trabalho prioritário para a empresa. Se sobrar tempo, poderei ajudá-lo.

4 - Planeje também os seus finais-de-semana e feriados, para que possa recuperar as energias e não ficar com sentimento de injustiça. Siga as suas prioridades e não as dos outros.

5 - Seja determinado para mudar, mas jamais intolerante.

6 - Reveja a forma como está educando seus filhos. Jamais se culpe se detectar que está fazendo algo que considere incorreto, mas fique contente porque o diagnosticou e poderá mudar. Desta forma estará semeando para você e sua família uma melhor QUALIDADE DE VIDA.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: