Selected a language:

Tijolos verdes: Estudo revela vantagens da utilização de alternativas na fabricação de tijolos

Uma pesquisa, realizada nos municípios de Iranduba e Manacapuru, no interior do Amazonas, entre setembro de 2009 e agosto deste ano, revelou a busca por alternativas para a fabricação de tijolos.

De acordo com o estudo “Análise da Sustentabilidade da Exploração dos Recursos Minerais de Uso na Construção Civil na Região de Iranduba e Manacapuru”, os empresários do setor oleiro estão utilizando serragens, entulho do Prosamim e resíduos do Polo Industrial de Manaus (PIM) para a queima na fabricação de tijolos.

“Podemos perceber que os empresários estão bastante antenados com relação ao meio ambiente. Por isso está diminuindo a degradação ambiental naquelas regiões”, afirmou a coordenadora do projeto, Solange Costa.

Para a realização da pesquisa foram visitadas as indústrias de maior porte e os responsáveis afirmar utilizar o recurso florestal como combustível para a fabricação dos tijolos. “Eles se preocupam com o ambiente e estão utilizando serragens das madeiras e até mesmo caroço do açaí, pois esses elementos auxiliam na queima dos tijolos”, disse. Foram utilizados, ainda, aparelhos de GPS para observação das imagens de satélite.

A pesquisa teve como objetivo identificar e classificar a atividade de extração mineral de materiais de construção civil e contou com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Por Ambientebrasil
 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: