Selected a language:

Carreira profissional: Já passamos da metade do ano, seu planejamento de carreira já andou?

Tradicionalmente, a virada do ano é um momento de muitas promessas, planos e metas para o período que se inicia. Conseguir um emprego melhor, ser promovido, viajar mais, trabalhar menos. Quais desses desejos você fez para 2010? Contudo, sabemos que transformar os sonhos da virada em realidade exige mais do que simples promessas. É preciso metas reais e atingíveis, planejar a gestão de recursos e escolher métodos. Até aqui muitos já estão acostumados, deixando de lado um dos pontos mais importantes: a avaliação de resultados.
 
Já estamos na metade do ano e quais dos seus objetivos foram concretizados ou estão em pleno andamento? Muitas pessoas até esquecem quais eram seus planos em curto, médio e longo prazo; outras se lembram, mas não percorrem os caminhos que deveriam para executá-los. Como se diz popularmente, temos a tendência de “empurrar com a barriga”, sem efetuar os esforços no presente para colher os frutos no futuro.
 
Grande parte dos profissionais possui os mesmos desejos para a carreira: conciliar trabalho e vida pessoal, ter mais qualidade de vida, ganhar mais, conseguir destaque na empresa em que atua ou então migrar para uma oportunidade melhor. Porém, só obtêm vitórias aqueles que batalham pelos seus sonhos. Pergunte a uma dessas pessoas como conseguiram alcançar este patamar e a resposta provavelmente será: “eu batalhei pelos meus objetivos”.
 
Ao chegar ao segundo semestre do ano, o ideal seria que, pelo menos, 50% da sua meta a ser conquistada até o início de 2011 tenha sido alcançada. Mas, se você fez um plano para que os resultados apareçam daqui a cinco anos, por exemplo, procure destrinchar as etapas necessárias e analisar quais delas você já cumpriu e o quanto precisaria ter feito ao longo desses seis meses.
 
Se a sua resposta foi positiva à execução da maioria das suas metas, parabéns. Continue agindo da mesma maneira, sem desanimar, visando o sucesso pessoal e profissional, pois já está no caminho certo. Caso o seu resultado evolutivo não seja satisfatório ou então não tenha dado andamento a nenhuma das promessas, nunca é tarde. Não importa qual seja o seu sonho, você pode buscá-lo a qualquer momento.
 
Pegue um papel e uma caneta e escreva aonde quer chegar (nao use o computador, escreva mesmo). Lembre-se de não extrapolar para não perder o foco, ou seja, defina quais são seus objetivos prioritários. Para cada um dos objetivos, defina etapas de execução, tendo em mente tudo o que precisa para chegar até o final. A seguir, defina em quanto tempo considera que alcançará este resultado e vá atrás dele dia a dia. O importante é não esquecer que a distância entre nossas idéias e a realidade só pode ser vencida com muito esforço e dedicação. 
 
Por Renato Grinberg - especialista em carreira e mercado de trabalho.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: