Selected a language:

Cuidado com o abuso de bebidas álcoolicas durante as festas: Especialista alerta para a influência do álcool em doenças do coração

Na reta final do mês, as comemorações ficam mais intensas, depois da Ceia de Natal imendamos a festa de reveillon, que são um convite para o consumo abusivo de comidas gordurosas e bebidas alcoólicas.

É possível, porém, aproveitar e se divertir, mesmo com bebidas alcoólicas, sem colocar em risco a sua saúde.

 Estudo realizado na Universidade de Calgary, no Canadá, mostrou que  pessoas que bebem moderadamente tem 25% menos chances de desenvolver problemas cardíacos. Outro estudo, realizado na mesma universidade, considera que o consumo moderado de bebidas alcoólicas aumenta significativamente os níveis de colesterol considerado bom, criando um efeito protetor contra doenças cardíacas.

Para ter esse efeito benéfico, porém, o indicado é o consumo de no máximo uma dose de 40ml de bebida destilada (vodka, uísque, cachaça), 150 ml de vinho ou, no máximo, uma lata de cerveja (335ml).

De acordo com o supervisor de cardiologia do HCor - Hospital do Coração, Dr. Ricardo Pavanello, o consumo em excesso de bebidas alcoólicas aumenta os níveis de triglicérides no sangue. No caso de bebidas destiladas, como a Vodca e o Uísque, o malefício pode ser ainda maior, já que seu consumo em doses elevadas pode causar danos ao músculo do coração. Outro órgão bastante afetado pelo excesso de álcool no organismo é o fígado, trazendo mal-estar, vômitos e, em caso mais extremos pode ocasionar até um coma alcoólico.

"Consumidores regulares de grandes quantias de  álcool, sofrem efeitos tóxicos no músculo cardíaco (miocárdio), causando arritmias cardíacas, que é a acelereção irregular dos batimentos cardíacos e, com o tempo, pode ocorrer uma miocardiopatia alcoólica", explica Pavanello.   

De acordo com o cardiologista, nas comemorações de fim de ano, o correto é não abusar. Para não acabar a noite em um hospital o recomendável é se hidratar antes de consumir bebidas alcoólicas, e claro, não abusar. "Sugerimos que antes do consumo de bebidas alcoólicas o corpo esteja hidratado com água e sucos. Já, durante a festa, intercale um copo de vinho, por exemplo, com uma de água ou até mesmo de suco. Assim, os efeitos da bebida não serão tão intensos e a ressaca do dia seguinte também não. Adotando essas medidas você consegue prevenir os riscos cardíacos?, completa o cardiologista.

Porém, segundo pesquisas, o vinho tinto, em especial, por ser rico em flavonóides (substância que atua na estabilidade da parede dos vasos sanguíneos), atua na diminuição do acúmulo de placas de gordura nesses vasos além de reduzir a possibilidade de um infarto. A bebida contém ainda outro grupo de substâncias químicas, os polifenóis, que atuam numa enzima vaso-protetora presente no coração e sintetiza o óxido nítrico, outro relevante elemento que evita o acúmulo de gordura nas paredes do coração.

  Nível de Álcool encontrado nas bebidas: 

Bebidas (dose)

Nível de alcool na bebida

Calorias

1 lata de cerveja

17 gramas

144 calorias

1 copo de chope

10 gramas

126 calorias

1 taça de vinho

10 gramas

90 calorias

1 dose de destilado (uísque, vodka)

25 gramas

100 a 110 calorias


Dicas para combater e evitar a ressaca:

·         Tomar água entre um copo e outro de bebida alcoólica;

·         Evitar doces, frituras e carnes muito gordurosas. Esses tipos de alimentos sobrecarregam o fígado, o que pode contribuir ainda mais para a sensação de desconforto causada pelo excesso de bebida alcoólica;

·         No dia seguinte, hidratar-se bastante. Sucos com folhas verdes e gengibre contribuem para minimizar os efeitos da ressaca;

·         Limão, maçã, beterraba, folhas verdes e cenoura são alguns alimentos que ajudam no processo de desintoxicação.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: