Selected a language:

Oração do dia: Bem-aventurado José de Anchieta

09 de junho - Bem-aventurado José de Anchieta

José de Anchieta nasceu na ilha de Tenerife nas Canárias. Em 1551 ingressou na Companhia de Jesus e em 1553 partiu para o Brasil. Chegou ao colégio de São Paulo, no planalto de Piratininga, contribuindo para a fundação da cidade de São Paulo ocorrida em 25 de janeiro de 1554, data em que a Igreja relembra a conversão do apóstolo São Paulo ocorrido o caminho de Damasco.

José de Anchieta, também chamado o Apóstolo do Brasil, esteve sempre ao lado dos índios e intercedeu a fabo da paz entre índios e brancos. Em 1565 participou da expedição de Estácio de Sá contra os franceses que invadiram o Rio de Janeiro. Foi eleito superior dos jesuítas de S.Vicente e de S. Paulo e de 1577 a 1587 dirigiu a provínci da Companhia de Jesus no Brasil.

A atividade apostólica de José de Anchieta oi intensa e profícua. Por certo não lhe faltaram dificuldades e sofrimentos mas, homem de fé e de espírito missionário, superou provações sempre em união profunda com Cristo, a quem se unia no mistério eucarístico.

Anchieta buscou novas formas de atuação apostólica e não mediu esforços para compreender e se adaptar ao novo mundo. Foi catequista, professor, poeta, gramático, estudioso da flora e da fauna, de medicina e de música. Estudou a língua falada pelos índios e deixou um dicionário e uma gramática tupi-guarani. Ofereceu-se como refém dos índios durante a Pacificação dos tamoios, durante a qual escreveu na areia o "Poema à Virgem", que aprendeu de cor. Morreu no dia 9 de junho de 1597.

Oração: Bem-aventurado José de Anchieta infundi em mim o espírito missionário para que possa levar a todos a palavra de Deus. Mestre incansável, protegei os educadores e os jovens. Acendei neles a luz da fé, dai-lhes o dom da ciência, da sabedoria e do discernimento.

Santo Apóstolo do Brasil orientai os responsáveis pelo destino da pátria. Pela intercessão de nossa Mãe Celestial Maria Santíssima, que tanto venerastes na terra, iluminai meus caminhos para sempre. Amém.

 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: