Selected a language:

Oração do dia: Santa Dorotéia

Louvado sejas, Deus e Criador nosso: chamaste-nos à vida e nos redimistes em Cristo, vosso Filho. Ajudai-nos a vos servir carregando a cruz como instrumento de salvação e libertação. Amém.

O Santo

Nascida na cidade de Cesáreia, na Capadócia (atual Turquia), teve um ensino muito virtuoso, vivendo em oração e jejum após o martírio que seus pais sofreram. A então jovem Dorotéia era dotada de extrema doçura, humildade, prudência, entre tantas outras virtudes.

Devota e defensora da religião cristã, foi perseguida pelo governador Fabrício, que estava banindo qualquer foco de cristianismo de seu território. Intimada por ele, Dorotéia foi forçada a renunciar à sua devoção em Cristo. Mas essa tentativa foi inútil e a santa não aceitou a ordem que lhe foi imposta. Foi então martirizada penosamente ma não se importou com os açoites, pois acreditava que com sua morte encontraria mais rapidamente Jesus.

Por fim o governador decretou a sua morte. Na saída do pretório, às vésperas da sua decapitação, ao mirar a multidão que a assistia, pediu a um garoto de tenra idade que entregasse ao advogado do governo, Teófilo, o lenço que usou para enxugar o rosto. O menino assim o fez e Teófilo, recebendo-o começou a louvar a Deus. Não tardou e ele também foi intimado a se esclarecer perante o tribunal.  Disse então aos juízes: as divindades do reino são vãs; desprezo-os e creio em Deus ’’. Como Dorotéia, Teófilo foi executado em praça pública.

A conversão do advogado do Governo foi fonte inspiradora para literatos medievais, que representam os dois mártires com muita beleza e devoção. Particularmente, Dorotéia é representada como a santa das flores e faz parte da florescência de jovens que perfumaram o cristianismo primitivo.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: