Selected a language:

Nutrição dos Filhos: 55% dos pais têm dificuldade em manter uma alimentação saudável

Pesquisa aponta que 55% dos pais têm dificuldades em manter uma alimentação saudável para seus filhos

Levantamento mostra que introduzir novos alimentos e aumentar a quantidade de legumes, verduras e frutas no cardápio das crianças são os maiores desafios.

 

 Manter a alimentação dos filhos equilibrada é o maior desafio para os pais, conforme apontado no recorte de nutrição infantil da Pesquisa de Alimentação Saudável. O dado foi apontado por 55% dos pais respondentes do levantamento do Minha Vida.

 

Dos respondentes, 10.444 têm filhos e, desses, 92% se declaram preocupados com a alimentação das crianças. A preocupação é pertinente, já que o último levantamento feito pela Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE[i] apontou que uma a cada três crianças brasileiras está pesando mais do que deveria. Dentre os respondentes da Pesquisa de Alimentação Saudável, 18% afirmam terem filhos acima do peso e 23% que suas crianças não são fisicamente ativas.

 

Para a nutricionista, Roberta Stella, uma alimentação desbalanceada pode trazer muitos impactos negativos para as crianças. “Durante a infância desenvolvemos hábitos que levamos para a vida inteira. Uma criança que tem uma rotina alimentar ruim, provavelmente será um adulto com dificuldades para adotar uma alimentação saudável no futuro”. Além da questão comportamental, a especialista ressalta os danos na saúde que acompanham os quilos a mais: “O sobrepeso pode causar complicações que acompanharão as crianças até a sua vida adulta e aumenta as chances de desenvolver doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e colesterol alto”, explica Stella.

A Pesquisa de Alimentação Saudável, que traça um panorama sobre a alimentação do brasileiro, foi realizada em novembro de 2015 com mais de 18 mil internautas de ambos os sexos e maiores de 18 anos, e apontou as principais dificuldades de pais em relação à alimentação dos filhos. Introduzir novos alimentos é um desafio para 44% deles. Para 50%, a dificuldade é aumentar a quantidade de legumes e verduras; e para 44%, aumentar a quantidade de frutas no cardápio dos pequenos. Diminuir a quantidade de doces é uma dificuldade para 34% dos pais; e reduzir a quantidade de refrigerante foi citada por 24% dos respondentes. Para a nutricionista, é papel dos pais garantir que os filhos tenham hábitos saudáveis: “As crianças sempre vão preferir doces, frituras e refrigerantes. Cabe aos pais criar hábitos saudáveis na vida dos filhos para garantir que eles tenham uma infância equilibrada e se tornem adultos saudáveis”.

 

A especialista revela que o aplicativo auxilia os pais que precisam incentivar hábitos mais saudáveis para seus filhos: “Às vezes, falta criatividade e o aplicativo pode ajudar. As crianças tendem a querer consumir sempre as mesmas refeições que sabem que gostam e rejeitar alimentos que não conhecem, por isso é importante que os pais não deixem de encorajar novas experiências. Apresentar pratos equilibrados e nutritivos sem abrir mão do sabor, cozinhar juntos receitas gostosas e saudáveis e introduzir novas brincadeiras que façam os pequenos se mexer são alternativas que ajudam a criar hábitos mais saudáveis de forma leve e divertida”, recomenda Stella.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: