Selected a language:

Chocolate faz bem para a saúde: Conheça os 13 maiores benefícios ao bem-estar e beleza

O chocolate, chamado “alimento dos deuses” regula o humor, abaixa a pressão arterial, reduz dores musculares, melhora a pele, ajuda a visão e isso e só o começo!

\"\"

Trabalho desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates(ABICAB), em parceria com a consultora de nutrição funcional Andrezza Botelho, destaca os benefícios do chocolate à saúde, bem-estar e beleza. É importante lembrar que quanto maior a porcentagem de cacau, maiores serão os benefícios ao organismo; além disso, é necessário que o consumo seja frequente, porém moderado, por volta de 30 gramas por dia, o que corresponde a um quadrado de um tablete com aproximadamente 170 gramas. 

 

Conheça a seguir tudo o que você precisa saber sobre os novos “super poderes” do chocolate.

 

É verdade que o chocolate...

 

...faz bem à saúde?

 

Sim, principalmente o meio amargo (mínimo de 50% cacau), que possui ação antioxidante e ajuda a evitar doenças cardiovasculares, além de contribuir para o aumento do HDL (colesterol bom) e reduzir inflamações.

 

...reduz o estresse?

 

Com certeza, e também causa prazer, pois possui um composto químico chamado triptofano, que estimula a produção de serotonina no cérebro. A serotonina é um neurotransmissor que induz sensações de prazer, diminuindo assim, a ansiedade e o estresse.

 

...mais amargo é melhor?   

 

Quanto mais amargo for o chocolate, maior é o seu teor de cacau, e, portanto, a sua quantidade de flavonoides, substâncias que têm ação antioxidante e cardioprotetora. 

 

...favorece as atividades físicas?

 

Isso mesmo. Ele ajuda a diminuir o risco cardiovascular durante os exercícios físicos de média duração, pois facilita a vasodilatação, atenuando, assim, a pressão arterial induzida pelo exercício, o que ajuda em um melhor desempenho e eficiência no exercício.

 

...ajuda a reduzir a pressão arterial?

 

O cacau e seus derivados são ricos em polifenóis, entre eles a procianidina, é um potente vasodilatador, ou seja, reduz a pressão arterial. Além disso, esse polifenol contribui para evitar o início da aterosclerose.      

 

 

...minimiza a dor causada por exercícios aeróbios?

 

O consumo de bebidas que contenham proteínas (leite, iogurte) e carboidratos do cacau logo após a prática de exercícios aeróbicos de longa duração (corridas, ciclismo, longas competições de nado, etc.) pode minimizar a dor muscular e facilitar a recuperação entre séries de treinamento. A explicação para esse benefício é a ação antioxidante dos flavonoides.

 

...estimula a saúde mental e a função motora?

 

O chocolate rico em cacau, e consequentemente em flavonoides, possui efeitos anti-inflamatório, antioxidante e vasodilatador que servem para conter distúrbios cerebrais depressivos, estabilizar o humor e melhorar atividades cognitivas relacionadas ao reflexo (por exemplo, em situações de reações rápidas, como pegar um objeto que está caindo do chão).

          

 

... aumenta a acuidade visual?

 

Sim, os flavonoides presentes no chocolate ajudam a melhorar a sensibilidade ao contraste visual, por propiciar maior fluxo sanguíneo tanto no cérebro quanto na retina. Isso significa uma visão com mais nitidez.

               

... ajuda na proteção da pele?

O consumo regular de cacau rico em flavonoides tem ação foto-protetora significativa, ajudando a minimizar o aparecimento de manchas, psoríase, acne e até mesmo o câncer de pele. Porém, o chocolate não substitui de forma alguma o protetor solar – ele é apenas mais um recurso que pode reduzir os danos causados pelos raios UV à pele. 

 

...melhora o aspecto da pele?

 

Totalmente! O cacau ajuda a minimizar o estresse oxidativo, que é um dos principais fatores de deterioração da estrutura dérmica, retardando, assim, o envelhecimento prematuro da pele. 

 

 

...faz bem à gravidez?

 

O consumo frequente, porém, moderado (30 gramas diárias), de chocolate com 70% de cacau pode trazer benefícios para a saúde do coração e equilibrar a pressão arterial, ajudando a prevenir a pré-eclâmpsia, uma das principais complicações cardiovasculares durante a gestação.

 

...é um aliado ao diabetes?

 

O chocolate dietético melhora o desempenho da insulina, hormônio responsável por manter o nível de açúcar no sangue dentro de padrões saudáveis, controlando o diabetes. Para quem não tem diabetes, o chocolate comum também tem o efeito positivo de regular o nível de açúcar, o que é muito importante para saúde.

 

 ...o cacau tem potencial probiótico?

 

Exatamente! A ingestão de 23g diárias de cacau por quatro semanas consecutivas aumenta os bifidobactérias e lactobacilos, o que significa menos doenças intestinais, virais e bacterianas, menor ocorrência de diarreias e maior absorção e fixação de nutrientes.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: