Selected a language:

Oração do dia: São Domingos


08 de agosto - São Domingos

Domingos, contemporâneo de Francisco de Assis, nasceu em Caleruega, na Castela Velha, em 1170, e morreu em Bolonha a 6 de agosto de 1221.  Os pontos mais exaltados da sua Ordem são a pobreza e o estudo como premissa indispensável ao dever apologético dos frades pregadores.

Distinguia-se por sua retidão, zelo, pontualidade das funções e espírito de sacrifício.  Sua única riqueza eram os livros, e mesmo assim vendeu todos um dia para comprar comida e distribuir aos pobres.

A grande mudança em sua vida se deu quando foi ter contato com um grupo de hereges, que eram numerosos em Languedoc.  Lá, os missionários cistercienses foram recebidos com desprezo: “Eis, a cavalo, os ministros de um Deus que anda a pé.” Foi então que surgiu a idéia de fundar uma ordem de frades pobres e estudiosos, para que pudessem pregar a doutrina cristã não só nas palavras como também com o exemplo de sua vida, sem as suspeitas de interesses materiais.  Estava sempre disposto a falar de Deus a qualquer um que encontrasse.

São Domingos foi, sem dúvida, um dos grandes inovadores da vida religiosa no século XIII, procurando uma nova forma de estar presente no mundo em transformação e responder aos desafios de sua época.

Oração: Pelo espírito combativo e diligente de São Domingos, fundador da Ordem dos Dominicanos, concedei-nos, Senhor, a Graça de sermos, nós próprios, fiéis evangelizadores da Boa-Nova de Cristo. Amém.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: