Selected a language:

Santo Sudádio: Os mistérios do Manto de Cristo

Entenda os mistérios que ainda rondam o Santo Sudário

 

É uma das relíquias mais reverenciadas pelos crentes católicos: uma peça de linho que parece ter impressa a imagem de um homem com marcas e sinais de quem foi crucificado.

Conhecido como Santo Sudário ou o Sudário de Turim, muitos acreditam que esta foi a tela que se colocou sobre o corpo de Jesus Cristo quando foi enterrado.

"No começo, era difícil distinguir algo. Pouco a pouco, os ossos se fizeram bastante distinguíveis por meio de raio-x. Depois, as mãos cruzadas, os ossos articulados, os pulsos destroçados por pregos, um perfil comprido, refinado e angular de um rosto." Assim a peça foi descrita em 1978, em uma das poucas vezes que foi mostrada ao público.

DATA DE FABRICAÇÃO

Há séculos, o sudário é alvo de um intenso debate: como e onde se imprimiu sobre a tela a imagem de um homem crucificado?

O professor Michael Tite é um dos especialistas que mais tem pesquisado o tema.

Ele foi o responsável por uma investigação que começou em 1988 para determinar a data de fabricação do manto, usando uma técnica de datação por radiocarbono.

QUANTOS ÁTOMOS

"Trouxeram o sudário da capela atrás da catedral, onde estava guardado, e de onde quase nunca sai", explicou Tite a BBC. "Não sou crente. Então para mim aquilo não tinha um significado tão importante, mas claro que tinha interesse em vê-lo. É uma imagem extraordinária", disse.

Dois especialistas no ramo têxtil foram chamados para examinar a peça. "Ele foi cortado em três partes, envolvido em papel alumínio e introduzido em um recipiente de metal", disse Tite.

Depois, dois cientistas da Universidade de Oxford examinaram uma pequena amostra do sudário para detectar átomos de carbono radioativo. Quanto mais velho fosse o sudário, menos átomos de carbono ele teria.

Uma vez isso feito, o sudário foi enviado ao Museu Britânico. Lá, o resultado foi comparado ao de outros dois laboratórios que participaram do processo, um de Arizona, nos Estados Unidos, e outro de Zurique, na Suíça.

Por fim, os estatísticos combinaram os resultados para dar um número final. Eles concluíra que o sudário que, durante séculos, foi considerado o sudário em que Jesus Cristo foi enterrado, era falso.

De acordo com os exames, a peça havia sido fabricada entre 1260 e 1390. Como a igreja nunca havia dito que o sudário era autêntico, ela aceitou o veredicto dos cientistas.

Ainda assim, o Vaticano permitiu que o sudário ainda fosse um objeto de veneração, por simbolizar o sofrimento de Cristo.

Tite afirmou que não se sentiu decepcionado com os resultados: "apenas provaram as suspeitas que eu já tinha", disse.

SEM SOLUÇÃO

Apesar disso, nem todos reagiram da mesma maneira. Houve acusações de que Tite estaria envolvido em uma conspiração maçônica e que os resultados não eram válidos porque a amostra estava contaminada.

O especialista disse que todas essas dúvidas foram respondidas pelos exames e que o resultado final foi muito preciso.

Então, como a imagem se formou?

"Não há evidências reais de que seja uma pintura, não acho que foi pintada", disse. "Outra coisa estranha é que, se uma pessoa olha para os quadros da Idade Média e do Renascimento, todos pintam Cristo com cravos que atravessaram a palma da mão", acrescentou.

"No entanto, na realidade, quando se crucifica alguém, para que o corpo se mantenha na cruz, é preciso colocar os pregos através dos pulsos e dos tornozelos."

E assim que se parecem as marcas do sudário.

"Não acredito que seja o sudário de Cristo, mas é muito provável que aí havia um corpo."

"Era o tempo das Cruzadas e uma das formas de humilhar um cristão era crucificá-lo. Os fluídos provocados pelo estresse da crucificação podem ter provocado a descoloração e a deterioração do sudário", explicou.

Dessa forma, o debate continua sobre qual é a origem do tecido e como a imagem de um homem acabou impressa nele.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: