Selected a language:

Sete Dicas para ser mais saudável: Pipoca desacelera envelhecimento e contribui para perda de peso

 Chegou a hora da gente acrescentar pipoca ao cardápio!

 

Não só porque é deliciosa, mas também por trazer alguns benefícios à nossa saúde.

 

É verdade!  Pipoca não é só um gostoso lanche consumido durante as sessões de cinema.

 

Ela é um alimento cheio de virtudes:

 

1-Tem elevada quantidade de fibras. Ou seja, permite o funcionamento regular do intestino. Melhora o sistema digestivo e intestinal. A pipoca é um grão integral rico em fibras, sais minerais, vitaminas E e do complexo B. As fibras estimulam os movimentos peristáltico dos músculos lisos intestinais e induzem a secreção dos sucos digestivos, o que ajuda a manter todo o sistema digestivo saudável.

 

2-Contém grande quantidade de oxidantes – chega a ser o dobro da de frutas. Isso permite a prevenção de doenças degenerativas, como câncer e diabetes. Polifenóis podem combater doenças sérias como câncer e doenças do coração, mas para isso é preciso consumir um pouco da casquinha que envolve o grão. Segundo Vinson “Se você quer o máximo benefício que a pipoca pode trazer à sua saúde – as fibras e os antioxidantes – então você precisa comer um pouco das cascas, embora elas sempre insistam em grudar entre os dentes”.

 

3-Desacelera o envelhecimento, pois tem antioxidantes que combatem os radicais livres que provocam a velhice. Ajuda no combate doenças cardíacas por ser fonte significativa de antioxidantes. Os polifenóis presentes, principalmente na casca do milho de pipoca, são poderosos antioxidantes naturais. Os antioxidantes são moléculas que agem no combate aos radicais livres produzidos nas reações químicas do organismo impedindo que eles danifiquem células vitais. Níveis insuficientes de antioxidantes ou a má atuação destas enzimas causa oxidação nas células, o que pode levar a deformidade ou a morte de células saudáveis de órgãos vitais do corpo humano como o coração, cérebro, pele, pulmões, etc.

 

4-Em quantidade moderada, pode contribuir para a perda de peso, por ser rica em fibras e pobre em calorias. Um copo normal da pipoca contém cinco vezes menos calorias do que a mesma quantidade de batatas fritas. Além disso, o teor de fibras na pipoca traz sensação de saciedade e inibe a liberação do hormônio da fome, a grelina. A Pipoca também possui óleos naturais saudáveis e essenciais ao organismo, ao contrário da maior parte dos salgadinhos industrializados cheios de gorduras saturadas. 

5 – Auxilia no controle do diabetes

A farta ingestão de fibras ajuda a regular o nível de açúcar no sangue e a produção de insulina. É recomendado que diabéticos incluíssem pipoca na sua dieta como uma forma de reduzir os picos de açúcar no sangue.

 

6 – Combate efeitos da idade porque combate os radicais livres

Os radicais livres são substâncias produzidas a partir de reações químicas resultantes do metabolismo das células e eles são responsáveis pela degeneração de alguns dos nossos sistemas vitais. Estudos mostram que os antioxidantes combatem o efeito dos radicais livres, e como a pipoca é rica em antioxidantes o seu consumo pode ser benéfico no combate aos efeitos dos radicais livres no organismo. Entre tais efeitos estão o aparecimento de rugas, manchas senis, degeneração macular e cegueira, fraqueza muscular, declínio cognitivo, osteoporose, doença de Alzheimer, demência, queda de cabelo, e outras doenças degenerativas. Ninguém imagina que dentre os benefícios da pipoca está o combate a idade. Isso é uma ótima notícia.

 

7 – Atua como fonte de energia e na prevenção de doenças

A pipoca contem vitaminas como a tiamina, a niacina e a vitamina B6. Todas elas ajudam a converter os alimentos em energia para o nosso corpo e cada uma em particular tem seus benefícios.

A Tiamina ou Vitamina B1 ajuda a quebrar os carboidratos simples e protege o sistema imunológico. A Niacina ou Vitamina B3 aumenta o HDL, o colesterol bom no sangue. A vitamina B6 tem inúmeras funções que variam de acordo com cada combinação 

 

entre ela e outras vitaminas: Ela ajuda a prevenir doenças cardíacas, tem papel importante na produção de serotonina –  responsável pelo sono, e ajuda a prevenir artrite.

 

É só ter atenção para consumir moderadamente e assim, curtir o estouro de sabor e vantagens que o lanche oferece.

 

1 xícara de pipoca estourada equivale a meio pão francês ou uma fatia de pão de fôrma.

 

Mas fique atento!

 

Consumir pipocas de micro-ondas ou aquelas vendidas no cinema não é uma boa ideia.

 

Pipoca boa de verdade – saudável – é aquela feita na panela de casa, com pouco óleo e com sal e manteiga de forma moderada.

E de milho não transgênico, que geralmente é encontrado em lojas de alimentos saudáveis.

Propriedades da pipoca – Interessantes descobertas

 

Em 2013, o químico Joe Vinson e membros da sua equipe da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, realizaram estudos acerca das propriedades da pipoca e fizeram algumas descobertas interessantes:

 

– Rica em antioxidantes:

Uma única porção de pipoca contém alto índice de antioxidantes chamados polifenóis. Ao consumir pipoca você ingere de 200 a 300 miligramas de antioxidantes de um total de dois gramas de polifenóis que devem ser ingeridos por dia. Cerca de treze por cento do total ideal.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: