Selected a language:

Aposentadoria: Dicas para recomeçar uma nova vida

Aposentadoria: fim ou começo?

 

*Sandra Rosenfeld

 

Há nem tanto tempo assim, aposentar-se era o fim, porque se vivia muito pouco tempo após a aposentadoria. Mas hoje é diferente e aposentar-se pode ser o começo. 

 

Sim, pode ser e tem sido para muitos mais uma nova e prazerosa, em todos os sentidos, etapa de vida.

Atualmente, há possibilidade de se planejar esta nova fase da vida, afinal, após a aposentadoria, ainda se espera viver mais dez, quinze... podendo se chegar a vinte anos ou mais. É bastante tempo, é uma vida!

 

  Claro que o aproveitamento desta nova etapa vai depender principalmente da saúde da pessoa, portanto, o planejamento deve iniciar bem lá atrás, enquanto somos jovens. De olho neste futuro, precisamos fazer a nossa parte o quanto antes no que diz respeito, fundamentalmente, à qualidade de vida. Sem qualidade de vida, não há como usufruir bem da nossa aposentadoria.

 

Infelizmente, existem os percalços como doenças ou acidentes que podem vir de surpresa. Mas que, pelo menos, se acontecerem, que não sejam por nosso descuido com nós mesmos, pelo nosso pouco caso no passado, quando deveríamos ter estado atentos aos cuidados com nosso corpo e nossa mente.

 

Qualidade de vida – é isso que devemos buscar desde cedo, com uma boa alimentação, exercícios físicos regulares, exames preventivos de rotina, cuidados, também, com nossa mente para que nosso estado emocional se mantenha equilibrado e possamos, dessa forma, manter bons relacionamentos, uma vida feliz profissionalmente e próspera financeiramente. 

Ufa! Parece ser tanta coisa... Mas tudo isso não é só de olho lá na frente para uma velhice tranquila, isso vai nos permitir viver o presente de forma plena e não podemos esquecer que o hoje é o espelho do amanhã.

 

Planejar é a palavrinha mágica para uma boa aposentadoria, sem maiores sobressaltos e angústias. Por isso é importante fazer planejamentos no papel não apenas para cinco e dez anos, mas para vinte e trinta anos e estar sempre os revendo e atualizando-os.

 

Uma boa técnica é fechar os olhos, relaxar e imaginar-se como gostaria de estar vivendo aos cinquenta, sessenta, setenta, oitenta e, por que não, noventa anos. E, a partir daí, ver o que precisa ser feito hoje para que você chegue lá na frente da maneira como imagina, da maneira que gostaria.  

 

No entanto, ao planejar, não devemos prejudicar o presente. Como assim? Você pode estar se perguntando. Algumas pessoas estão sempre adiando a vida para depois. Por exemplo, juntam todo o dinheiro possível para o amanhã em detrimento de viver o hoje. Ora, o único tempo que de fato existe é o agora, o hoje, o amanhã torcemos que venha, mas nunca vamos ter certeza de até quando estaremos por aqui. Daí a importância de um bom planejamento em que o presente é tão importante quanto o futuro.

 

Ok. Você vai se aposentar daqui a poucos anos ou já está aposentado e não se cuidou muito bem, não se organizou como deveria, e agora? É se entregar a própria sorte? Não, de forma alguma. Afinal, podemos ter ainda tantos anos de vida que, como escrevi, é uma vida! Portanto, é sempre tempo de começar...

 

*Sandra Rosenfeld, Escritora e Palestrante. Instrutora de Meditação e Executive & Personal Coach. Autora dos livros “Durma Bem e Acorde para a Vida” e "O que é Meditação", ed. Nova Era/Record. 

[email protected]

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: