Selected a language:

Auto Hipnose da Paz: 5 dicas zen de Equilíbrio

Como Se Auto-Hipnotizar Usando a Técnica da "Minha Paz Interior"

 

5 Métodos:

O que você deve ter em mente

Colhendo com antecedência os frutos de um objetivo no futuro. Regressão a um momento do passado

 

A técnica da “Minha Paz Interior” exige que você se entregue de corpo e alma a uma experiência de auto-sugestão profunda. Estamos falando de exercícios de visualização e outras formas de hipnose e auto-hipnose. Ao invés de simplesmente imaginar um cenário, a técnica da Minha Paz Interior permite que você sinta o que é poder estar dentro do filme que você quiser na sua mente.

 

 

 

Método 1 de 5: O que você deve ter em mente

 

Tente encontrar um lugar calmo e silencioso para praticar a técnica da “Minha Paz Interior”. Um procedimento de auto-indução está para a hipnose assim como a música tema está para um filme. A indução nos permite abrir nossas mentes e deixar de pensar de modo tão lógico e racional e passar a ver o mundo de forma mais criativa e livre. E isso está ao alcance de todos!

A menos que seja de propósito, escolha uma hora em que você não esteja cansado ou com sono demais para evitar que você acabe cochilando.

 

Desligue seu celular e deixe o telefone fixo fora do gancho.

 

Sente-se ou deite numa posição que seja bem relaxante para você. Caso se sinta desconfortável durante a sessão, isso pode afetar os resultados. Logo, é importante ficar o mais confortável possível.

 

 

 

Use como guia suas próprias palavras ao começar o processo de auto-sugestão. O exemplo abaixo é apenas ilustrativo. Você é quem vai determinar o que funciona no seu caso, da mesma forma que pode mudar as palavras da letra de uma música. Outra coisa que ajuda também é contar nos dedos os passos da técnica para não esquecer de nenhum.

O cenário ideal. Imagine-se em um lugar real ou imaginário onde você possa tirar uma boa soneca em um ambiente feliz, calmo e tranquilizador. Por exemplo, imagine-se deitado debaixo da sombra de um coqueiro em uma praia paradisíaca onde estão apenas você e quem você mais ama.

 

Emoções à flor da pele. Sinta toda a paz do lugar envolver você como o cheiro do mar e o calor bom da praia.

Sensações. Sinta uma brisa gostosa no rosto e respire o ar limpo e fresco de um lugar afastado de tudo e de todos. Tudo o que se pode escutar são as ondas do mar e os risos das crianças brincando felizes à distância. Sinta a preguiça boa de não ter que fazer absolutamente nada invadir seu corpo da cabeça aos pés.

 

Pensamentos e imagens. Caindo num sono profundo e desligando do mundo, caindo num sono profundo e desligando do mundo. Desligando do mundo completamente.

Paz. Está tudo tão calmo e tranquilo que tudo o que você quer agora é continuar a se deixar levar, a sonhar e flutuar, e quanto mais você flutua, mais profunda é a experiência de se sentir no seu paraíso particular.

 

Expectativas. Quanto mais você se deixa levar, mais longe você vai, e quanto mais longe você vai, mais longe você quer ir e quanto mais você gosta de ir longe, mais agradável é a experiência.

 

Conforme você passa por cada estágio, “acredite” que a experiência vai dar certo, “espere” que ela dê certo e “sinta” ela dando certo. Não há um número exato de quantas vezes você deve repetir o processo. O mais importante é o quanto você consegue acreditar para valer no que você sugere a si mesmo(que está numa praia deserta, que está tudo tranquilo à sua volta, etc.)

 

É normal ficar em dúvida sobre seu estado de auto-hipnose. Porque para muitos, não existe uma sensação “hipnótica”. Você continua consciente o tempo todo.

Um paraíso só seu é como se fosse um quarto só para você. Assim que você entra nele, você fecha a porta. Do mesmo modo, ao entrar na experiência de paz interior, você deve deixar todas as suas preocupações e problemas do lado de fora. Feche os olhos e se deixe levar.

A vantagem é que você pode trancar a porta do seu paraíso particular e ficar seguro e a salvo na hora que você quiser. E da mesma forma que depois que você tranca a porta do seu quarto você tenta em vão virar a maçaneta, quando você estiver experimentando a paz interior, sinta seus olhos tão fechados e pesados que tentar abri-los será em vão. Eles estão “trancados”. Assim você estará pronto para concluir sua sessão de auto-hipnose.

Assim que você tiver certeza, você pode parar de tentar abrir seus olhos em vão, relaxar suas pálpebras e deixar que essa sensação relaxante flua pelo seu corpo conforme você vai sentindo orgulho por ter conseguido se auto-hipnotizar. Você sugeriu um estado mental e físico para o seu corpo, que obedeceu aos comandos.

 

Pratique com frequência. Do mesmo modo que os praticantes de meditação devem incorporá-la ao estilo de vida para obter seus benefícios, e da mesma forma que um motorista não tira a chave da ignição do carro até que tenha chegado ao seu destino, você também precisa continuar usando a técnica da Minha Paz Interior quantas vezes forem necessárias para manter o nível de desempenho que você almeja. Mas uma vez que você pega o jeito da técnica, o processo de auto-hipnose fica quase que automático, o que só aumenta o prazer e a eficácia da experiência.

.

 

 

Método 2 de 5: Colhendo com antecedência os frutos de um objetivo no futuro

 

Escolha o seu objetivo. Este exemplo demonstra a conquista de um objetivo específico: o diploma da faculdade. Dessa forma, você reduz a necessidade da tão falada “força de vontade”.

Você pode melhorar ainda mais o uso da técnica da “Minha Paz Interior” para atrair seus objetivos. Viva o momento em que você conseguirá o que tanto deseja (neste caso, o diploma da faculdade): Imagine-se comemorando com a família e os amigos ou descansando com sombra e água fresca em um cruzeiro pelo litoral, de férias, depois de ter alcançado seus objetivos.

 

Você também pode viver com antecedência os benefícios de ter alcançado as metas que o levarão ao tão sonhado objetivo. No nosso caso, conseguir passar em uma matéria difícil, sair-se bem em um a apresentação ou superar o stress que vem com as provas finais. De qualquer forma, sinta que o sucesso já está no seu caminho, e que nada pode desviar você dele.

 

A técnica da Minha Paz Interior pode ser usada também para melhorar o desempenho de gente como cantores, atletas, escritores, pessoas que precisam “daquela” força para começar a malhar ou aqueles que sonham em abrir seu próprio negócio. A auto-hipnose pode ajudar também na hora de manter-se fiel a um plano de dieta e exercícios, reeducação alimentar ou quando se quer parar de fumar, beber ou de usar drogas.

 

Não tenha pressa na hora de viver com antecedência toda a experiência de ter alcançado seu objetivo. Use qualquer cenário que quiser seguindo os passos da Minha Paz Interior. Permita-se ir a fundo mesmo em cada passo, não apenas sonhar acordado. A auto-hipnose é como aprender a andar de bicicleta. Leva um tempo até você pegar o jeito, mas depois de pegar a prática o processo vira algo que vem naturalmente para você. Para saber se você está indo bem, basta perguntar-se sinceramente se você está se sentindo cada vez melhor com a experiência. 

 

Imagine-se no futuro, no momento exato em que você está recebendo seu diploma. Torne a cena o mais real possível, para que você sinta como se estivesse lá.

Sinta o olhar de admiração da família e amigos, além do orgulho imenso de ter conquistado tudo com tanto esforço. Aproveite, a sua hora é essa.

“Veja” tudo acontecer, “escute” tudo acontecendo e “sinta” o que está acontecendo na medida em que você vive a emoção de ter conquistado seus objetivos. Deixe que a experiência tome conta de você inteiramente, da cabeça aos pés.

Visualize esse objetivo de forma tão clara que acabe atraindo as condições necessárias para a sua realização.

Permita-se crer com todas as forças que o sucesso está te esperando e que ele é inevitável.

E como resultado, permita-se “agir”, “pensar” e “sentir” como se fosse impossível deixar de alcançar seu objetivo.

.

 

Método 3 de 5: Regressão a um momento do passado

 

Você também pode pensar em um momento do passado quando sua auto-confiança e motivação estavam em alta, do jeito que você gostaria que estivessem agora.

 

Use as técnicas da Minha Paz Interior para sentir aquele momento novamente. Vale frisar que você saberá se está dando certo se a experiência estiver fazendo com que você se sinta bem. 

 

Imagine-se no passado, quando você estava sentindo o que gostaria de estar sentindo agora.

Deixe-se levar pelas emoções desse momento no passado, e sinta tudo do jeito mais intenso que puder ao reviver esses momentos na sua mente.

“Veja”, “escute” e “sinta” tudo acontecendo à sua volta, deixando que o momento passado volte com tudo e seja sentido de corpo e alma por você.

Visualize esses sentimentos e tudo que o levou a alcançar seus objetivos de forma muito clara, como se você estivesse desejando que esses mesmos fatores voltassem a existir.

Permita-se crer que o sucesso está a caminho e que nada pode te segurar.

E como resultado, permita-se “agir”, “pensar” e “sentir” como se fosse impossível deixar de alcançar seu objetivo.

.

 

 

Método 4 de 5: Indo ainda mais longe

 

Depois que você conseguir atingir o estado profundo que deseja, você pode intensificar a experiência imaginando uma alavanca e empurrando-a para a frente, aumentando a sua auto-confiança e motivação. Toda vez que você estiver se sentindo meio para baixo, você pode usar a “alavanca” para deixar seus sentimentos no nível certo de novo.

 

 

Você também pode usar a “alavanca” para “desacelerar” a passagem do tempo quando está de férias ou no fim de semana e “acelerá-la” quando tem que trabalhar e quer que o tempo passe mais depressa. 

 

 

 

 

 

Método 5 de 5: Preparando-se para terminar sua sessão

 

1

Toda vez que estiver pronto para terminar, imagine-se despertando pouco a pouco da auto-hipnose na medida em que você conta mentalmente até cinco. Pronto. Bem-vindo ao estado “normal”, aquele em que passamos a maior parte do tempo em que estamos acordados.

 

2

Outra vantagem da prática constante é que o processo de entrar em um estado de auto-hipnose vai ficar cada vez mais rápido e profundo, e você poderá obter cada vez mais resultados positivos com essa experiência. Desses resultados, alguns deles virão por meio do seu subconsciente, ou seja, você não vai saber definir imediatamente o que são, mas já vai sentir a diferença no dia-a-dia.

 

3

Feche a sessão de auto-hipnose com chave de ouro. Contando mentalmente de um a cinco, diga a si mesmo que você está voltando ao seu estado “normal” e que se sentirá uma maravilha. Use palavras como:

“Um”. Estou começando a acordar agora, na medida em que minha mente volta para a rotina do dia-a-dia.

“Dois”. Você terá um sorriso no rosto e se sentirá feliz e seguro para retomar a aventura que é a vida.

“Três”. Estou acordando pouco a pouco agora.

“Quatro”. Quase lá.

"Cinco". Você pode abrir os olhos agora, sentindo-se tão bem quanto há muito tempo não se sentia. Você pode abrir os olhos agora, sentindo-se tão bem quanto há muito tempo não se sentia.

.

 

 

Dicas

 

“Se você tiver dúvidas sobre se está no estado de auto-hipnose ou não, é provável que seja porque você tenha conseguido.”

Para muitos, não existe um “estado hipnótico”. Você mantém a consciência o tempo todo durante a experiência.

Um procedimento de auto-sugestão é como a música tema de um filme. Ele permite que você mude sua forma de ver o mundo de um jeito lógico para outro mais criativo e com mais liberdade. E isso está ao alcance de todos!

A prática frequente da técnica da Minha Paz Interior é essencial até que o seu objetivo a longo prazo tenha sido alcançado.

 

Da mesma forma que aqueles que querem aproveitar os benefícios da meditação fazem dela uma prática frequente, o mesmo vale para a auto-hipnose.

 

Quando você está dirigindo um carro, você jamais tira a chave da ignição antes de chegar ao seu destino! Com a auto-hipnose é a mesma coisa.

 

Toda vez que você quiser ter ainda mais motivação para alcançar seus objetivos, você pode usar a seguinte técnica a qualquer hora: Imagine uma alavanca parada no número um. Empurre-a para o dois, três e assim por diante, sentindo sua motivação aumentar com o nível da alavanca. Com um pouco de prática e sabendo usar essa ferramenta na hora certa, ela pode se tornar uma fonte rápida e eficaz de motivação extra quando você mais precisar.

 

Não se preocupe tanto com quais palavras você vai usar durante a técnica da Minha Paz Interior. As imagens e o que você sente durante a experiência pesam muito mais no resultado.

 

Os passos que constituem a técnica Minha Paz Interior não são isolados uns dos outros, ou seja, cada um deles pode conter elementos presentes nos demais.

 

Se você já sabe como se auto-hipnotizar, talvez você prefira usar seu próprio jeito de começar a auto-sugestão e depois usar a Minha Paz Interior para alcançar seus objetivos.

 

Você deve se concentrar em um objetivo por vez ao invés de fazer uma lista de desejos. Ter objetivos demais ao mesmo tempo pode interferir na hora de imaginar o cenário no qual você já atingiu seu objetivo.

 

Se outros pensamentos começarem a distrai-lo durante a sessão da Minha Paz Interior, simplesmente observe os mesmos e deixe eles irem embora - assim como é feito na meditação.* Gravações também são usadas para aumentar a eficácia de sugestões de hipnose feitas por outra pessoa(mas você pode gravar sua própria voz também). Experimente um pouco de cada método para ver qual funciona melhor para você.

 

Você pode usar a Minha Paz Interior para reviver um momento do passado em que sua motivação e auto-confiança estavam no auge. Assim que você chegar nesse momento na sua mente, traga-o para o presente para dar uma força no que você tem que fazer agora.

 

Se você acha que precisa construir sua auto-estima do zero para alcançar determinado objetivo, e se livros e artigos de auto-ajuda não forem o suficiente para ajudá-lo, leve em cnsideração procurar o auxílio de um psicólogo que possa lhe dar a força e o incentivo de que você precisa para definir melhor o que você deseja.

 

Caso você esteja tendo dificuldades para realmente acreditar que conseguirá alcançar determinado objetivo, pergunte a si mesmo se não há conflitos mal resolvidos que possam estar impedindo que você se concentre no sucesso do mesmo.

Não se esqueça da importância de trabalhar todas as habilidades das quais você precisa para alcançar seus objetivos. Além da auto-hipnose, talvez seja útil aprender a controlar suas emoções ou a lidar com gente muito difícil - o que provavelmente pode atrapalhar seu caminho para o sucesso.

 

A técnica da Minha paz Interior pode ser usada em muitas áreas. Quando empregada corretamente, ela mesma pode ser considerada uma das maiores formas de arte: “A experiência humana por si só.” 

 

 

Avisos

 

Há um provérbio que diz “Cuidado com o que você deseja.” As coisas nunca acontecem exatamente como esperamos. Mas a nossa disposição para correr riscos calculados e para sonhar “sonhos impossíveis” mais a vontade de sermos donos do nosso próprio destino são parte do que nos torna humanos. Isso se chama livre arbítrio.

 

A auto-sugestão não deve ser usada para tratar quaisquer tipos de problemas mentais, nem para recuperar memórias perdidas - a não ser que um psicólogo responsável esteja apoiando você no processo.

 

Não use a auto-hipnose para tentar curar dores ou quaisquer outros sintomas, a não ser que seja sob supervisão médica. Geralmente esses sintomas são a forma que o seu corpo usa para mostrar que há algo errado com sua saúde. Também não use a auto-sugestão para tratar depressão, mudanças bruscas de humor, vozes que você ouve do nada ou coisas que você vê mas que não existem. E a menos que você seja um médico, psiquiatra ou psicólogo, há muitos problemas sérios dos quais você nunca ouviu falar!

 

Nunca pare de tomar qualquer medicamento receitado pelo seu médico só porque está praticando a auto-hipnose. Converse com seu médico a respeito.

 

Não use a técnica da Minha Paz Interior para deixá-lo com medo de alcançar seus objetivos. E nada de se sentir obrigado ou forçado a fazer qualquer coisa. Pesquisas na área de Psicologia mostraram que os seres humanos agem motivados pela recompensa, e não pelo medo de serem punidos ou ameaçados. Logo, mantenha uma atitude positiva!

 

Não tente usar a auto-sugestão para manter um relacionamento que não está dando certo ou um que está cheia de problemas. Isso seria uma forma de negar a realidade. Ao invés disso, procure um terapeuta para ajudá-lo.

 

A (auto)hipnose não vai deixar você sem força de vontade, deixá-lo vulnerável a ataques demoníacos e nem transformá-lo em um escravo de quem hipnotiza.

 

Não se deixe levar pelas promessas exageradas de charlatães com certificados chinfrins.

 

A auto-hipnose não é um processo difícil de aprender. Tem gente que acaba pagando uma baita grana para adquirir a habilidade da auto-sugestão, mas isso é algo que qualquer um pode aprender sozinho se houver dedicação, tempo e esforço.

Muitas vezes para conseguir se “refazer”, ou seja, trabalhar os pontos fracos e melhorar pessoalmente como um todo, é preciso procurar a ajuda de alguém de fora - um psicólogo ou terapeuta.

 

Há alguns psiquiatras que trabalham com hipnose. O número é muito baixo porque, infelizmente, o que o mercado exige deles hoje é o diagnóstico de doenças mentais e o ato de receitar medicamentos psicotrópicos.

 

Antes de lutar por um objetivo, aprenda a reconhecer se ele vale a pena todo o esforço e dedicação. Senão, você pode perceber tarde demais que desperdiçou boa parte da sua vida correndo atrás de algo que não era tão importante assim.

 

Os objetivos que escolhemos são de nossa inteira responsabilidade. O que vale a pena seu tempo, esforço, dedicação e sacrifício? O objetivo que você escolheu está a seu alcance com muito trabalho e determinação ou é algo que beira o devaneio?(Ganhar o oscar de melhor ator sendo que você já tem 40 anos, não fala nada de Inglês e nunca atuou na vida, por exemplo.)

 

O mundo está cheio de gente com seus sonhos impossíveis despedaçados. Mas há muitos outros por aí que, com uma determinação de ferro, fazem toda a diferença, mesmo com todas as dificuldades e probabilidades contra eles. Cabe a você decidir usar a auto-hipnose para correr atrás de objetivos realistas e sensatos ou para sonhar o mais alto que puder.

Para finalizar, assim como há gente que é daltônica e não consegue enxergar cores, existem pessoas que não conseguem de jeito nenhum vivenciar a experiência da hipnose.

 

A capacidade de ser suscetível à hipnose está distribuída entre a população em geral assim como estão a altura, peso e inteligência. Alguns de nós têm pouca inclinação para a auto-sugestão, mas a maioria tem o suficiente para poder desenvolver o potencial.

 

Mas para cada pessoa com pouquíssima ou nenhuma sensibilidade para a auto-hipnose, existe outra com a capacidade nata de aperfeiçoar o poder da auto-sugestão em muitas áreas do crescimento pessoal. Esse é o benefício em potencial que a auto-hipnose oferece para todos aqueles que estão dispostos a usá-la.

 

Fontes e Citações

 

Aaronson, B. The hypnotic induction of the void. Paper presented at the American Society of Clinical Hypnosis, San Francisco, October, 1969.

pt.wikihow

Bányai, E. I., & Hilgard, E. R. (1976). A comparison of active-alert hypnotic induction with traditional relaxation induction. Journal of Abnormal Psychology, 85, 218-224.

Barabasz, A., & Watkins, J. G. (2005). Hypnotherapeutic techniques (2nd ed.) New York: Brunner/Routledge

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: