Selected a language:

Sucesso na Carreira?: Colabore Mais! Ajude o próximo!

Artigo: Quer crescer na carreira? Colabore mais!

 

 

* Por José Ricardo Noronha

 

Como vendedor que sou, sempre ressalto o mantra: "Vender é ajudar! Vender é servir!". Se vender é ajudar e servir, quem mais ajuda não por acaso tem mais sucesso e ganha mais dinheiro. E o mesmo vale para qualquer setor e, principalmente, para a sua carreira!

 

O Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa) detectou em um estudo, com mais de 100 profissionais, que quem colabora potencializa sua rede de contatos. Ou seja: quem vai além de suas obrigações e ajuda a empresa ou os colegas tende a receber, em troca, recomendações e vagas. Quando a ajuda é para a coletividade, para uma equipe, a atitude é ainda mais bem vista.

 

No ambiente corporativo, por exemplo, é importante sempre colaborar com um colega quando você tem domínio de uma habilidade ou assunto. Se um novo profissional chega à companhia, essa atitude é ainda mais valorizada. Isso fomenta o espírito de equipe! E quando não há ninguém disponível para fazer uma tarefa, coloque-se à disposição para desenvolvê-la.

 

Sempre que possível, troque experiências e conhecimentos com os demais colaboradores da empresa. Todos ganham com esse compartilhamento! Em ambientes cada vez mais competitivos como os que vivemos hoje, nunca essa troca foi tão essencial.

 

Aliás, uma pesquisa realizada pela Universidade de Michigan, em 2005, detectou que as empresas que privilegiam a remuneração por performance individual têm profissionais que compartilham menos informações com seus colegas, se comparado às companhias nas quais os colaboradores são remunerados e premiados pelo desempenho em grupo.

 

Tenha confiança plena em seus colegas e ajude-os a atingir o seu máximo potencial. O efeito imediato desta ação é que eles também irão ajudá-lo em uma série de atividades nas quais possuem mais competência que você. Enfim, é um jogo "win win" ou "ganha ganha", onde todos ganham e se sentem satisfeitos.

 

O resultado vai muito além do subir mais rápido na carreira. Trata-se de um sentimento pleno de satisfação pessoal por ajudar ao próximo e ajudar a fazer sua empresa e seus clientes ainda melhores.

 

Sobre José Ricardo Noronha

 

É vendedor, palestrante, professor, escritor e consultor. 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: