Selected a language:

Oração do dia : Santa Helena

Ó Deus, que concedestes a Santa Helena, mãe de Constantino, Imperador de Roma, a graça da piedade cristã e das resolutas atividades em prol da Verdade Histórica da fé, dai-me, a mim também, ser sempre ativo e trabalhador pela causa do Evangelho. Amém.

O Santo

Helena nasceu na Bitínia no final do século III.  Segundo a lei romana, um matrimônio não era reconhecido se celebrado entre um patrício e uma plebéia, e foi isso que aconteceu com Helena.  Tendo se casado com um patrício, essa moça, vinda de família plebéia, foi considerada uma simples concubina.

Quando seu marido, Constâncio Cloro, teve o título de Augusto, teve de abandoná-la, deixando-lhe uma criança nos braços.  Foi através de Constantino, seu filho, que Helena pôde ter a honra mais desejada de sua vida: teve o título de “Augusta”, quando este se tornou Imperador de Roma.

Constantino deu início a uma pacífica obra de reconstrução, que incluía a paz com o Cristianismo.  Alguns atribuem a Constantino a conversão de sua mãe, enquanto outros dizem, ao contrário, que foi Helena quem o converteu, devido ao fervor religioso que lhe caracterizava a existência.

Helena foi à Palestina para as escavações do túmulo de Cristo e foi a responsável pela “reinvenção”, ou seja, o reencontro da cruz, em 326.  Empolgada com a descoberta, reencontrou ainda a gruta do nascimento de Jesus em Belém e o lugar sobre o Monte das Oliveiras onde Jesus esteve com os discípulos antes de subir aos céus.  Em homenagem a ela, foi construída uma basílica no Monte das Oliveiras com o nome de Helena.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: