Selected a language:

Como driblar apetite exagerado: Emagreça no inverno

Médica ensina a ‘driblar’ o apetite exagerado no inverno com dieta balanceada e prática

 

               Você está com mais fome que o habitual?  Não se assuste é isso mesmo que acontece nos dias mais frios do inverno. Segundo a Nutróloga Tamara Mazaracki, o frio ‘obriga’ o corpo a gastar mais calorias para manter a temperatura corporal em um nível estável, um fenômeno conhecido como termogênese. Trocando em miúdos, no processo de produção de calor há um gasto calórico e uma demanda maior por calorias, por isso o apetite aumenta! Então o frio ‘obriga’ o corpo a gastar mais calorias para manter a temperatura corporal em um nível estável, ou seja, a termogênese.

 

                Enquanto o calor provoca uma diminuição no apetite e um desejo por alimentos mais leves, no frio ocorre exatamente o oposto. Para nos aquecermos, temos uma tendência a incrementar a ingestão de alimentos mais pesados e calóricos, mas a médica, especialista em nutrologia, e membro da Associação Brasileira de Nutrologia, Tamara nos ensina que existem formar de nos alimentarmos corretamente, com uma dieta gostosa e que nos saciará!

 

                 Segundo a médica, na busca de uma alimentação saudável e emagrecedora as pessoas tentam consumir o mínimo possível de gorduras, muitas vezes chegando ao extremo de abolir totalmente este nutriente do cardápio diário. Compram tudo light! Fogem da gordura! Um medo danado do que pode ser calórico.

 

                 - A gordura tem o seu lado bom e indispensável. É ela que vai retardar o esvaziamento gástrico, permitindo uma sensação de saciedade prolongada. É também essencial para dar sabor aos pratos, como também  é fonte de vitaminas lipossolúveis, como A, D, E e K, além de ácidos graxos essenciais, os ômegas 3, 6 e 9 -, ensina a médica.

 

                 Tamara Mazaracki, estudiosa das gorduras naturais, nos ensina que elas podem e devem ser usadas para permitir um emagrecimento saudável e duradouro. Na lista estão: azeite, manteiga, óleo de coco, sementes oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes e linhaça), e até um pouco de bacon para preparar um refogado – quem imaginaria que emagrecer poderia ser tão gostoso?

 

 Atacando os pneuzinhos

 

                 Mais uma boa notícia: o óleo de coco ajuda a diminuir o percentual de massa gorda, agindo nos depósitos de gordura branca, aquela que fica estocada na barriga, na cintura e nas coxas. Para quem quer emagrecer com energia e vitalidade é recomendada a ingestão de óleo de coco extra virgem.  “O ácido láurico, presente no óleo de coco, é digerido mais rapidamente do que as outras gorduras, evitando assim que seja armazenado  - ele não é estocado pelas nossas células -, e é utilizado imediatamente pelo corpo como fonte de energia”, nos ensina Tamara.

 

 

 

Acelerando o metabolismo

 

Quem poderia supor, há alguns anos atrás, que o óleo de coco é capaz de manter o metabolismo ajustado porque ajuda na função tireoidiana? Pois é.  A tireoide é uma peça chave na manutenção do peso corporal – nosso metabolismo depende do comando desta glândula. Se ela funciona bem nós vamos queimar as calorias ingeridas com mais velocidade. Se a tireoide está devagar o metabolismo fica lento e aí, mesmo se esforçando muito em dietas radicais, o ponteiro da balança gruda lá em cima e não desce de jeito nenhum!

 

Para quem ainda não conhece outra porção  do ‘bem’, a farinha de coco é a mais rica em fibras, ultrapassando a linhaça com folga!  Ajuda na saciedade, reduz o esvaziamento gástrico, melhora a função intestinal, regula o açúcar no sangue e os níveis de colesterol.  A farinha de coco tem baixo teor de gordura, pois é preparada a partir do bagaço do coco após a retirada do leite, onde está a gordura.  A farinha de coco é excelente no preparo de pães, bolos e biscoitos, tornando estas gostosuras permitidas na dieta e aliadas da perda de peso. É livre de glúten e hipoalergênica.  “Outro fato muito interessante sobre a farinha de coco, é que apesar de muito rica em fibras não afeta a absorção de minerais, pois não contém ácido fítico, um composto que se prende aos sais minerais e reduz a sua absorção pelo corpo”, acrescenta a médica.

 

 Menor índice glicêmico é o do açúcar do coco

 

As novidades não param por aí. Pois na lista dos queridinhos das dietas estreou o açúcar de coco, que contém uma gama de nutrientes, como ferro, zinco, cálcio e potássio, mais polifenóis e outros antioxidantes. “Ele contém uma fibra chamada inulina, que pode retardar a absorção de glicose e isso explica por que o açúcar de coco tem um índice glicêmico (IG) menor do que o açúcar de cana. O açúcar comum tem IG de 68, enquanto o açúcar de coco tem IG de 35.  Isto significa que ele é absorvido de forma mais lenta e não faz pico de insulina”, diz a estudiosa dos produtos naturais.

 

 Pico de insulina é o grande inimigo do emagrecimento. Você sabe o que é isso?

 

                 A especialista em nutrologia, Dra. Tamara, explica que o pico de insulina é ‘o grande inimigo do emagrecimento’. “Quando o carboidrato é absorvido rapidamente pelo sistema digestivo, o nível de açúcar no sangue sobe subitamente, então o pâncreas libera muita insulina, e esta overdose de insulina baixa drasticamente os níveis de glicose no sangue, levando a uma hipoglicemia reativa e a consequente sensação de fome. E aí vem aquela vontade incontrolável de beliscar, principalmente alimentos ricos em carboidratos, para repor a glicose do sangue (glicemia). Além disso, este açúcar rapidamente absorvido pela ação da insulina não tem tempo de ser usado pelos músculos e vai se transformar em depósitos de gordura”, adverte.

 

 

 

Dicas para turbinar o metabolismo cozinhando com gordura! Isso mesmo.

 

                Um sabor neutro pode auxiliar na composição de uma dieta rica e gostosa.  Para tanto, a médica Tamara nos ensina que o óleo de coco virgem pode ser misturado com azeite, manteiga ou bacon, permitindo uma variação de sabor. “Pratos com peixe e frutos do mar combinam bem com óleo de coco e ficam com um gostinho delicioso”, nos diz a especialista, que testa cada uma das suas receitas.

 

·         Você pode usar o óleo de coco extra virgem no pão, na torrada e no preparo da pipoca, substituindo a manteiga.

 

·         Para acelerar o metabolismo, poderá tomar uma colher de sopa após as refeições – além de ser um acelerador do metabolismo é muito bom para a saúde do seu sistema imunológico, e o intestino também agradece.  Ainda ajuda a cortar a vontade de comer doce, e deixa você satisfeita por muito mais tempo.

 

·         O óleo de coco extra virgem pode ser misturado com um pouco de geleia sem açúcar ou com mel – serve como um lanchinho corta-fome ou sobremesa rápida e emagrecedora. Coloque uma colher de chá do óleo de coco no café com leite e surpreenda-se com o sabor.

 

Nada de gosto ruim e de passar fome com a dieta exclusiva de inverno

 

A Dra. Tamara preparou uma dieta de 1.200 calorias, balanceada em nutrientes, fácil de fazer, e que permite um emagrecimento de 4 a 5 quilos por mês, dependendo do metabolismo de cada um e da prática de atividades físicas.

 

Mas a prioridade está no consumo de óleo de coco, para ajudar a acelerar o metabolismo e a se livrar da barriguinha, e da farinha de coco, que contribui para desinchar o abdômen e deixar o intestino funcionando como um relógio suíço.

 A associação destes dois alimentos é campeã para manter o apetite totalmente sob controle.

 

E na hora de adoçar a boca o açúcar de coco não vai pesar na balança. Use no café ou chá, sem exagerar na dose, e também nos sucos e iogurte, se necessário. Uma a duas colheres de chá são suficientes.

 

Sugestão de tempero para a salada

1 c.sopa de azeite extra virgem

1 c.sopa de óleo de coco extra virgem sabor limão

1 c. chá de vinagre balsâmico

1 c. chá de flocos de alho

1 c. cafezinho de sal rosa do himalaia

Misture bem e use.

 

Uma dieta para você ficar realmente em forma!

 

Segunda-feira

Café

1 pote de iogurte natural misturado c/ 1 c.chá de passas, 1 c. sopa de farinha de coco e 1 fatia de abacaxi picada

2 ovos cozidos

1 torrada integral com óleo de coco

chá ou café com leite - 1 xícara

Lanche

2 castanhas-do-pará e 2 damascos secos

Almoço

salada de alface, agrião, tomate e palmito – à vontade

1 filé de peixe grelhado no óleo de coco 

arroz integral - 2 c. sopa 

feijão preto – 1 concha

mix de brócolis e couve-flor no vapor – à vontade

Lanche

1 copo de suco de laranja batido com ½ maçã, 1 c.sopa de óleo de coco  e 2 c.sopa de farinha de coco

Jantar

sopa de legumes - 1 prato fundo

panqueca de frango c/ molho de tomate - 2 unidades  

salada de repolho com cenoura ralada e tomate – à vontade 

Ceia

1 copo de leite de amêndoas com 1 c.sopa de chia

 

Terça-feira

Café

½ papaia

ovo de codorna - 6 unidades

queijo cottage - 1 c. sopa

2 torradas integrais untadas com óleo de coco

café ou chá – 1 xícara

Lanche

1 copo de suco de melão batido com 1 c.sopa de farinha de coco

Almoço

1 prato  de salada de alface americana, rúcula, tomatinhos e 1 c. sopa de milho verde

1 bife grelhado

quinoa - 2 c. sopa 

purê de abóbora – 3 c.sopa

Lanche

pipoca feita com óleo de coco – 2 xícaras de chá

café ou chá – 1 xícara

Jantar

1 posta de salmão no forno

1 concha de massa c/ molho de tomate e 1 c.chá de queijo parmesão

mix de abobrinha e berinjela grelhados com óleo de coco – à vontade

Ceia

1 iogurte natural com 1 c.sopa de farinha de coco

 

Quarta-feira

Café

1 copo de suco de laranja batido com ½ banana, 1 rodela de gengibre e 1 c.sopa de farinha de coco

pão sírio - 1 unidade pequena, aquecido no forno e untado com óleo de coco

queijo muçarela - 2 fatias 

café c/ leite ou chá - 1 xícara

Lanche

1 goiaba

Almoço

legumes (abobrinha, vagem, cenoura) refogados com óleo de coco e gersal – à vontade  

carne moída - 4 c.sopa

grão de bico - 1 concha

Lanche

1 taça de salada de frutas com ½ pote de iogurte natural misturado com 1 c.sopa de leite de coco e 1 c.sopa de farinha de coco

Jantar

salada verde com tomate e rabanete – à vontade

1 filé de frango grelhado

batata-doce assada no óleo de coco – 4 rodelas

Ceia

1 copo de leite morno com canela

 

Quinta-feira

Café

1 copo  de suco de maracujá batido com 1 fatia de manga e 1 c.sopa de farinha de coco 

2 ovos cozidos

2 torradas integrais com óleo de coco

café ou chá preto – 1 xícara

Lanche

1 tangerina

Almoço

salada de alface roxa, rúcula, tomate cereja e palmito – à vontade

1 filé de suíno grelhado

arroz integral – 2 c.sopa

feijão fradinho – ½ concha

agrião refogado no  óleo de coco – 3 c.sopa

Lanche

½ xícara de castanha de caju

café ou chá preto – 1 xícara

Jantar

sopa de tomate – 1 prato fundo

2 coxas de frango assadas

quinoa c/ brócolis – 3 c.sopa 

Ceia

1 maçã  

 

Sexta-feira

Café

1 pote de iogurte natural batido c/ ½ papaia e 1 c.sopa de farinha de coco

2 ovos cozidos  

1 tapioca com óleo de coco

café ou chá - 1 xícara

Lanche

2 castanhas-do-pará e 2 ameixas secas

água de coco - 1 copo

Almoço

salada de pepino, tomate e beterraba – á vontade

carne assada - 2 fatias médias

farofa preparada com óleo de coco – 2 c.sopa

vagem picadinha refogada – à vontade

Lanche

1 copo de vitamina de abacate 

Jantar

salada verde com tomatinhos e 1 c.sopa de semente de girassol – à vontade

1 filé de peixe grelhado

inhame cozido – 3 rodelas

purê de espinafre – 2 c.sopa

Ceia

1 copo de leite morno com 1 c.sopa de farinha de coco

 

Sábado

Café

1 copo de suco de laranja c/ limão, 1 folha de couve e 1 c.sopa de farinha de coco   

torrada integral com óleo de coco - 2 unidades

queijo minas - 2 fatias  

café c/ leite ou chá - 1 xícara

Lanche

1 cacho de uvas

Almoço

salada de alface roxa, agrião, tomate e cenoura ralada – à vontade 

1 bife grelhado

arroz integral – 2 c.sopa

feijão preto – 1 concha

acelga refogada – 2 c.sopa

Lanche

1 iogurte natural batido com 1 c.sopa de goji berry e 2 c.sopa de leite de coco

Jantar

1 prato fundo de canja de galinha

omelete com 2 ovos, queijo e cogumelos

salada de tomate, palmito e cheiro verde  - à vontade

Ceia

1 copo de leite de amêndoas com 1 c.sopa de farinha de coco

 

Domingo

Café

1 pote de iogurte natural batido com 3 ameixas secas e 1 c.sopa de farinha de coco

6 ovos de codorna

1 tapioca com óleo de coco

Café com leite ou chá – 1 xícara

Lanche

1 c.sopa de manteiga de amendoim (sem açúcar)

Almoço

salada de alface americana, agrião, tomate, palmito, pimentão – à vontade  

carne moída refogada – 4 c.sopa

batata doce assada – 3 rodelas

berinjela assada – ½ unidade

Lanche

1 copo de vitamina de banana com 1 c.sopa de farinha de coco

Jantar

salada de alface roxa, pepino e cenoura ralada – à vontade

1 filé de suíno grelhado

lentilha cozida – ½ concha

couve refogada no óleo de coco – 2 c.sopa

Ceia

1 maçã

 

 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: