Selected a language:

Oração do dia: Santo Benedito Cottolengo

 Deus, nosso Pai, São José Bento Cottolengo fez-se pobre entre os pobres. E, confiante na Divina Providência, não se apoiava na sua suficiência pessoal ou na segurança material. Com fé inabalável entregou-se de corpo e alma à tarefa de mudar a situação dos desvalidos, dos enfermos e necessitados. Pela fé, operastes mediante São José Cottolengo coisas maravilhosas, e a sua obra permanece até hoje espalhada em todo mundo, como sinal e testemunho vivo de que vós, Senhor, sois um Deus fiel. Senhor, também nós, segundo a missão que a nós confiastes nesta terra, partilhemos a sorte de nossos irmãos necessitados e jamais lhe neguemos a nossa ajuda. É por meio de nós, vossos filhos, que agis no mundo e manifestais o vosso amor no meio dos homens.

 

História

 

 

Nasceu no dia  3 de Maio de 1786 em  Bra, na região de Piedmont, Itália  de uma família da classe média e estudou em um seminário em Turim. Ordenou-se em 1811 . Foi pároco em Bra e em Corneliano. Entrou para a Ordem de Corpus Christi em Turim. Foi cânon da Igreja da Trindade em Turim.

 

Uma noite foi chamado a cama de uma mulher pobre e doente em trabalho de parto. A mulher necessitava desesperadamente de ajuda médica mas para todos os lados que ia não encontrava ajuda por falta de dinheiro. José ficou com ela durante todo trabalho e ouviu dela a confissão, deu sua  absolvição e a comunhão  e a extrema unção. Batizou a pequena criança e os olhava boquiaberto enquanto ambos  morriam na cama.

 

O trauma mudou a sua vida e a sua vocação.

 

Em 1827 ele fundou um abrigo  para os doentes e pobres, alugando uma casa e enchendo os quartos com camas e procurando  homens  mulher voluntárias. O local se expandiu e ele recebeu ajuda dos Irmãos  de São Vicente e das Irmãs Vicentinas. Durante a cólera de 1831  a policia  local fechou o hospital pensando que era a origem da doença.

 

Em 1832 ele transferiu a operação para Valdocco  e chamou  o Abrigo de Pequena Casa da Divina Providencia. A Casa começou a receber apoio e suporte e cresceu em asilos, orfanatos, hospitais, escolas, casa de aprendizado para pobres e capelas. Vários programas para o  pobres,  doentes e necessitados de todos os tipos foram criados. Esta pequena Vila dependia totalmente  das almas caridosas e José  não aceitava  ajuda oficial  do Estado. A casa ainda funciona até hoje, servindo a 8000 pessoas ou mais por dia .Ele fundou ainda 14 comunidades para os residentes inclusive as Filhas da Companhia do Bom Samaritano , Os Eremitas do Santo Rosário e os Padres da Santíssima Trindade.

Faleceu em 30 de abril de 1842  de tifo em Chieri, Itália.

 

Foi canonizado em 1934 pelo Papa Pio XI.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: