Selected a language:

Signos atuais estão errados?: Veja o seu. Astrólogos contestam

Signos atuais estão errados, diz pesquisadora; veja mudança

 

Atualmente, estimou a BBC, 86% das pessoas acreditam ser de um signo mas são de outro

 

Os signos como nós conhecemos há anos estão errados. O assunto voltou à discussão depois do programa "Stargazing Live", da BBC, em que a astrônoma Radmilla Topalovic disse que o calendário astrológico não foi adaptado a uma mudança das estrelas e, pelos novos cálculos, há mudanças nos signos.

 

Segundo a astrônoma do Royal Observatory, as constelações se afastaram por um mês inteiro. Desde que o zodíaco foi criado, há mais de 2 mil anos, o efeito de oscilação da Terra causada pela Lua e pelo Sol fez com que as estrelas mudassem de posição. Quem nasceu no final da janeiro, que atualmente pensa-se ser de aquário, seria do signo anterior, capricórnio.

 

Os gregos, que idealizaram o zodíaco, eles partiam da constelação que estava por trás do Sol no dia do nascimento da pessoa para atribuir as características do signo. Mas segundo a astrônoma esse mapa mudou, em um processo de oscilação de precessão dos equinócios.

 

Atualmente, estimou a BBC, 86% das pessoas acreditam ser de um signo mas são de outro. O programa ofereceu um gráfico interativo para que cada um consiga descobrir seu "verdadeiro" signo e ter mais informações. Clique para ver (em inglês).

 

O programa ainda destacou a existência de um 13º signo, descrito há alguns anos, o Ofiúcos. Este signo teria sido deixado de fora pelos astrólogos antigos para que os 360º percorridos pelo Sol pudessem ser divididos em 12 partes de 30 graus. Esta "nova" constelação, a serpente, passa por trás do Sol entre 30 de novembro e 18 de dezembro, no lugar de Sagitário, o que modificaria totalmente o sistema de astrologia.

 

Veja como ficaria a nova divisão:

Capricónio - 21 de janeiro a 16 de fevereiro

Aquário - 17 de fevereiro a 12 de março

Peixes - 13 de março a 18 de abril

Áries - 19 de abril a 14 de maio

Touro - 15 de maio a 21 de junho

Gêmeos - 22 de junho a 20 de julho

Câncer - 21 de julho a 10 de agosto

Leão - 11 de agosto a 16 de setembro

Virgem - 17 de setembro a 31 de outubro

Libra - 1 de novembro a 23 de novembro

Escorpião - 24 de novembro a 29 novembro

Ofiúcos - 30 de novembro a 18 de dezembro

Sagitário - 19 de dezembro a 20 de janeiro

 

 

ASTRÓLOGOS CONTESTAM EXISTÊNCIA DE NOVO SIGNO

 

Os fétidos tons marrons do “novo” signo

Por Carlos Hollanda, astrólogo

 

 

Nesta última semana, seis pessoas me enviaram e-mails perguntando sobre a mais nova notícia sensacionalista – e acrescento: falsa – que vem correndo na mídia sobre a suposta “descoberta” de um novo signo, entre Escorpião e Sagitário. Como essas seis, várias outras pessoas podem estar com a mesma dúvida e assim como respondi às primeiras com algumas explicações com base histórica, aqui faço o mesmo com o acréscimo de outros dados. Infelizmente isso que podemos tranquilamente chamar de boataria e sensacionalismo barato nos dá um certo trabalho de esclarecimento. É uma perda de tempo por um lado, rebatendo inverdades a respeito da prática e das concepções astrológicas, mas por outro é uma oportunidade de ressurgirmos no mainstream das mídias. O grande problema aqui é que esse esclarecimento já havia sido feito há mais de 15 anos, como veremos adiante, sobre A MESMA QUESTÃO. Repetir a dose dessas informações sem qualquer fundamento é um verdadeiro deboche para com o público telespectador e leitor.

 

Prezados, essa história do décimo terceiro signo, creiam, é mais velha que a bisavó do Ptolomeu. Inventaram agora que um astrônomo estadunidense, Parke Kunkle,”descobriu recentemente” o Esculápio ou Ophiuco (Serpentário), que é uma constelação cuja extensão ocorre bem próxima da eclítica, o caminho aparente do Sol, que corresponde à faixa do Zodíaco. Acontece que Kunkle não pode ter descoberto isso agora porque isso já se sabe há muito tempo. Já afirmei acima: essa falsa polêmica há mais ou menos uns 15 ou 16 anos já tinha sido propagada em jornais, revistas e TV’s. Aqui no Brasil, entre outros programas, a questão fora vista até mesmo numa audiência como a do Fantástico ou do Globo Repórter.

 

Uma baboseira que não considera que o zodíaco utilizado pelos astrólogos ocidentais é o zodíaco tropical, o que é concebido segundo as estações do ano em conformidade com o hemisfério norte, onde esse simbolismo se originou. O zodíaco tropical difere grandemente do zodíaco sideral, o das constelações, sendo que um e outro só coincidiram em parte cerca de dois mil anos antes da era comum e mesmo assim, como disse, não totalmente: o tamanho das constelações e dos signos nunca foram os mesmos, nunca houve uma equiparação total entre uma coisa e outra desde as primeiras concepções do zodíaco astrológico, excetuando-se os nomes das constelações que entre outros atributos, tinham algumas estrelas que serviam de referência para a mudança das estações e seu decorrer.

 

O zodíaco tropical é construído matemática e arbitrariamente de forma a ajustar-se a calendários como os caldaicos, sumerianos e egípcios, com seus 360 dias e 5 dias que miticamente se atribuíam ao influxo dos deuses no mundo criado (veja bibliografia ao final). Esses 360 dias são divididos por 12 em função de alguns princípios fundamentais, entre eles:

 

a) o ingresso de uma estação do ano, seu ponto culminante e sua transição para a estação seguinte, o que caracteriza uma divisão da estação em três períodos. São 4 estações, cada uma possuindo 3 períodos de um mês, resultando em 12 períodos de tempo divididos igualmente. A origem dessa divisão equânime obedece a uma concepção de universo e meio ambiente que parte dos sumerianos e de outros povos a eles próximos no tempo, cujas sociedades desenvolveram-se até atingir as chamadas “cidades-estado-hieráticas”. Estas sociedades não apenas herdaram do paleo e do neolítico muitas práticas de sobrevivência e convivência, como sistematizaram e deram complexidade às concepções do sagrado. Assim, o universo é concebido por esses povos como uma espécie de manifestação da ordem divina sobre o caos, um elemento de inteligibilidade que permite, isomorficamente (por analogia), organizar a vida concreta abaixo do céu.

 

b) o próprio processo de formação desse zodíaco das estações do ano, que entre os sumérios obedece ao sistema sexagesimal por eles desenvolvido para calcular a passagem do tempo e, de certa forma, comungar com os deuses naquele período das primeiras produções escritas em cuneiforme. O dia de 24 horas é um múltiplo de 6 (6 X 4), enquanto a hora, com 60 minutos e tudo o que dali decorre pertence a essa concepção. A divisão por 12 do zodíaco provém dali, com seis eixos interdependentes marcados pelos signos e suas polaridades. Os gregos sistematizaram ainda mais o sistema de divisão do céu cujos princípios herdaram daquelas primeiras visões. Nota-se claramente uma contribuição do pensamento pitagórico na geometria e na divisão exata de 30 graus para cada signo, encaixando-os numa perfeita circunferência, que no final é uma forma de representação do infinito e de muitas considerações acerca de uma consciência divina.

 

Desse modo, a inclusão de um novo signo não possui a menor pertinência para esse modelo, que perderia todo e qualquer sentido na relação do ser humano e seu ambiente com o universo percebido. Mas é precisamente isso o que tal tipo de falsa descoberta quer incutir na mentalidade do leitor. Ora, a constelação do Esculápio, também conhecida como Ophiuco (o serpentário), já era conhecida dos astrólogos-astrônomos há milênios. Claudio Ptolomeu, que viveu no século II da era comum, e cujas obras, como o Tetrabiblos e o Almagesto, nortearam a astronomia até Copérnico, obviamente conhecia essa constelação, tanto que a incluiu, e às estrelas que a formam, em suas obras. Entretanto ele mantém a divisão hierática do céu zodiacal, mantendo Ophiuco junto às constelações não-zodiacais, até porque de fato apesar da proximidade e de uma parcela dessa constelação chegar a tocar a eclítica, grande parte dela está fora do “caminho do sol”.

 

Sendo assim, as reportagens e o astrônomo que diz ter “descoberto” essa suposta “falha” no sistema astrológico estão completamente equivocados quanto ao próprio sistema astrológico e seu processo formador, sua lógica interna, sua linguagem, entre tantas outras características próprias da astrologia. Ao se tomarem por precisos e rigorosos com o modelo científico, estão, ao contrário, sendo totalmente a-científicos ao julgarem de antemão um tema que parecem desconhecer por completo.

 

Enfim, é como um geógrafo dizer para um médico que se ele não usar os conceitos geográficos sobre clima para curar um paciente epilético, jamais terá sucesso. Em outras palavras, não tem nada a ver.

 

Alguns astrônomos (não todos) parecem também querer assumir uma postura de deuses com tudo isso. Suas palavras seriam leis no sentido cósmico, que alteram processos conhecidos e fazem “deixar de funcionar” aquilo que decretam. Dúvidas muito semelhantes foram difundidas com a alteração da classificação de Plutão. Teve gente que achava que tinha que retirar tudo o que fora dito pelo astrólogo a respeito de Plutão porque os astrônomos decidiram que ele não era mais planeta. Com a retomada dessa velha e, repito, falsa polêmica, é mais ou menos a mesma coisa: os sujeitos só querem desacreditar astrólogos e tudo o mais, confundindo as estações. Nossa… que poder divino tem esse astrônomo…! Se for assim mesmo ele deveria candidatar-se a fundar uma nova religião, já que deve ser Deus ou algo parecido…

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: