Selected a language:

Saúde e Felicidade só dependem de você: 30 atitudes por uma vida saudável

Equilíbrio entre corpo, mente e alma é fundamental para alcançar o bem-estar. Pequenas mudanças de postura no dia a dia podem fazer a grande diferença

Ter uma atitude positiva diante das escolhas da vida faz toda a diferença, para atingir objetivos e sentir-se feliz. 

 

Para lembrar a importância desses preceitos, elaboramos uma lista com 30 atitudes, sugeridas por especialistas de diversas áreas. O professor colaborador da Faculdade de Medicina da USP e clínico geral Arnaldo Lichtenstein, a nutricionista Chefe da Divisão de Nutrição e Dietética do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP, Sonia Trecco, o educador físico Henrique Bianchini e o fisioterapeuta Vidigal Afonso Gasparini, levantadas pela Arcor.

 

1.    Comer devagar, mastigando bem os alimentos e evitando tomar líquidos junto às refeições. Alimentar-se em lugares tranquilos, facilita a digestão, evita desconfortos como empachamento, refluxo e azia.

 

2.    Fazer uma refeição (almoço e jantar) bem colorida. Cada alimento fornece um tipo de nutriente (proteínas, vitaminas, sais minerais entre outros). Isso garante a oferta de vários nutrientes diferentes e essenciais ao organismo.

 

3.    Fazer quatro ou cinco refeições por dia, em pequenas quantidades, exemplo: café da manhã, lanche da manhã (uma fruta), almoço, lanche da tarde (um iogurte) e jantar. Esse fracionamento permite comer de três em três horas, ajudando na prevenção da obesidade, da hipoglicemia (baixa taxa de açúcar no sangue) e gastrite. Realizar as refeições em horários regulares.

 

4.    Consumir frutas (três unidades, ao dia) verduras cruas (salada de folhas, no almoço e jantar) legumes e cereais integrais (como arroz e pão). Esses alimentos são ricos em fibras, vitaminas, sais minerais e ajudam no bom funcionamento do intestino. Eles também conferem maior saciedade e, no caso de pessoas diabéticas, auxiliam na diminuição da absorção da glicose.

 

5.    Tomar 10 copos de água por dia, para hidratar e auxiliar no bom funcionamento do intestino.

6.    Evitar excesso de sal e alimentos industrializados: enlatados, em conservas, embutidos, frios, temperos e sopas prontas. Auxilia na diminuição de edemas (inchaço) nas pernas e da pressão arterial.

 

7.    Evitar alimentos gordurosos: frituras, carnes gordurosas, pele de frango, sorvete, chantilly para controle do colesterol e da obesidade.

 

8.    Evitar o excesso de açúcar e doces, para controle da obesidade e do aumento da glicemia (açúcar no sangue – diabetes).

 

9.    “Substituir refrigerantes por sucos de frutas naturais. As frutas são ricas em vitaminas e sais minerais enquanto que o refrigerante é muito calórico, pois, contém muito açúcar”, recomenda Sonia Trecco

 

10.    Não fume. Um tabagista crônico perde até 10 anos de vida. Há vários jeitos de parar de fumar, com e sem remédios.

 

11.    Faça atividade física diária. Se você gosta de caminhar na rua ou em esteira, faça numa velocidade razoável (6 km/h), por 40 minutos. Isto dará 20 km de segunda à sexta-feira. Pode ser preferencialmente no começo da manhã. Isto vai provocar liberação de endorfina (a substância do prazer), melhorará seu humor, vai condicionar seu coração e pulmão. 

 

12.    Durma bem. O número de horas varia para cada pessoa. Veja quantas horas você dorme quando não tem hora para acordar. Para dormir garanta silêncio, escuridão e temperatura agradável.

 

13.    Mantenha seu peso e principalmente sua circunferência abdominal adequada (homens < 95 cm e mulheres < 90 cm). 

 

14.    Tenha prazeres. Pelo menos uma hora por dia só para você, para ler, ver um filme, ouvir música, ter um hobby. Vai ser sua terapia diária.

 

15.    Faça uma revisão da saúde. Depois dos 40 anos, vá a um médico uma vez por ano. Faça apenas os exames indicados para sua idade.

 

16.    Vacine-se. Muita gente não sabe, mas adultos também devem ser vacinados. Para hepatite, tétano, tríplice viral, gripe, pneumonia, HPV. Se for viajar, tome as vacinas específicas, como febre amarela.

 

17.    Tome adequadamente suas medicações. Discuta com seu médico, o que realmente é necessário. Evite remédios que são perfumaria, tipo ervas, vitaminas, etc.

 

18.    “Diminua sua ansiedade. Se as dicas anteriores ainda não surtiram efeito, veja o que te estressa e tente resolver. Evite trânsito, não dê bola para aquele cara chato do trabalho, enfim, gaste sua energia e dedicação com o que realmente mereça”, aconselha o clínico geral Arnaldo Lichtenstein

 

19.    Tenha desafios intelectuais. Trabalhe, estude, mantenha sua cabeça funcionando. A atitude mais efetiva para prevenir o mal de Alzheimer é esta. Lembre-se: o velho olha para trás, o idoso para frente.

 

20.    Mantenha a postura. Sente-se adequadamente, carregue apenas o peso possível. Evite movimentos repetitivos sem intervalos de descanso e alongamento de músculos e articulações.

 

Exercícios físicos

 

21.    É importante que a atividade física escolhida seja capaz de trazer a realização ao praticante. Se o objetivo for manter a pratica em longo prazo, os benefícios físicos devem ser considerados secundários.

 

22.    Sempre que possível, melhore seu dia com música. A qualquer momento, durante qualquer atividade, desde que não atrapalhe sua concentração quando esta for requisitada e não interfira nas suas relações pessoais.

 

23.    “Invista seu tempo na aquisição e manutenção de amizades. Não somente em redes sociais na internet, mas sim na vida real”, diz o educador físico Henrique Bianchini

 

24.    Alongamentos proporcionam ao corpo uma maior flexibilidade e mobilidade articular, relaxando a musculatura para uma melhor função. É mais indicado realizar o alongamento após a atividade física, pois o corpo está mais aquecido e sua resposta será mais eficaz.

 

25.    Força. É necessária para a sustentação do nosso esqueleto e na manutenção de uma boa postura, auxilia no bombeamento do coração, facilita o retorno de sangue venoso e linfático, trabalha o condicionamento cardiopulmonar, aumentando as trocas de oxigênio e expansão pulmonar. Previne também disfunções articular e óssea.

 

26.    Ergonomia: em qualquer profissão o trabalho exige de oito ou mais horas de seu dia. Para quem trabalha muito em pé é necessário o uso de meias compressivas para ajudar na circulação. A postura em pé deve descarregar o peso do corpo nos dois pés, as pernas uma ao lado da outra com a distância da largura do quadril. Para não ficar muito tempo na mesma posição, poderá apoiar um dos membros em cima de um banco baixo. Na posição sentada os quadris devem estar bem encostados no encosto a coluna lombar próximo ao quadril também, os com a planta dos pés inteiros apoiados no chão e os joelhos alinhados na altura do quadril. Para quem usa computadores os braços devem estar apoiados na mesa ou nos braços da cadeira sem deixar os ombros tensos, para usar o mouse utiliza-se um apoio de punho para evitar as tendinites, o monitor localizado na altura dos olhos.

 

27.    “Ginástica Laboral: é importante fazer intervalos na jornada de trabalho como exercícios de alongamento, respiração e relaxamento em qualquer atividade exercida”, enfatiza o fisioterapeuta Vidigal Afonso Gasparini.

 

28.    Dirigir: para quem dirige muito, é importante ter uma postura bem confortável, com o banco numa distância em que o joelho fique alinhado com o quadril. O quadril, a região lombar e a torácica devem estar encostadas no banco, a distância entre o tronco e o volante deve ser a qual o cotovelo fique semi-flexionado, para não tencionar os ombros e pescoço. Fazer paradas de hora em hora para mobilizar o corpo, ativar a circulação e despertar para evitar o sono e possíveis acidentes.

 

29.    Utilização de calçados adequados: use sapatos confortáveis. Evite o uso contínuo de sapatos de salto alto, o que altera a forma normal do pé e tiram as curvas naturais da coluna do alinhamento.

 

30.    Mantenha o peso baixo. O peso adicional exerce uma tração para frente constante nos músculos das costas e estica e enfraquece os músculos abdominais.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: