Selected a language:

Envelhecer com saúde: 40 anos - Dicas para se prevenir

Vitalidade e boa saúde do idoso

 

Participar ativamente do processo de envelhecimento é a chave para manter-se com saúde. A prevenção evita a doença e pode começar aos 40 anos. Existem tratamentos que ajudam a manter a vitalidade, a funcionalidade do corpo, a lucidez e até a função sexual na idade madura.

 

O nutrólogo Francisco Humberto de Freitas Azevedo, do Instituto de Medicina Biológica em Brasília, afirma que é possível envelhecer bem e chegar aos 80 anos com lucidez, em boas condições físicas e com energia para viver, tudo depende dos hábitos e de uma alimentação saudável.

 

É ideal procurar um geriatra a partir dos 40 anos, para que ele analise e identifique se existe doenças crônicas na família ou hábitos que podem influenciar na saúde como o fumo, o estresse, o sedentarismo. A partir desta análise o médico pode propor um tratamento preventivo, sugerir reeducação alimentar e correção de hábitos não saudáveis, visando um envelhecimento com saúde.

 

É mais comum que os idosos procurem o geriatra somente quando já estão sofrendo mental e fisicamente. Lamentavelmente, sem prevenção os prognósticos de saúde são menos otimistas. Cada idade demanda cuidados especiais. O tratamento proposto para um paciente com 50 anos é diferente de um com 70. "Certamente, o estado de saúde de quem fez prevenção será menos complicado quando a idade avançar, pois os prováveis problemas que poderiam ter existido foram corrigidos a tempo e a velhice chega com serenidade e saude", conta Francisco Humberto.

 

O envelhecimento saudável resulta da soma de fatores importantes como: uma dieta alimentar adequada, o não consumo excessivo de bebida alcoólica, a prática regular de atividades físicas, fazer exames preventivos. Ter atividades mentais como ler, escrever, fazer trabalhos manuais, usar jogos que estimulem a atividade cerebral, cuidar de plantas, entre outros, ajudam a melhorar a memória e a capacidade cognitiva, sem esquecer de ressaltar a importância do convívio social e familiar harmônico.

 

Nota-se nos atendimentos ambulatoriais de idosos que eles costumam trazer uma grande lista de medicações em uso. Com frequência, dois ou três remédios para a mesma doença. Às vezes, o paciente está tomando a quantidade errada por conta própria, ou esquece de tomar. Naturalmente, o resultado não será o melhor. "É preciso acompanhar o idoso de perto, a família tem papel fundamental nessa etapa da vida!", explica Francisco Azevedo.

 

O processo de envelhecimento traz mudanças que precisamos aceitar com naturalidade. Para as mulheres acontecem os sintomas da menopausa como ondas de calor, ressecamento vaginal, alterações de humor, do desejo sexual, entre outros. Para os homens a andropausa pode trazer indisposição, menor produtividade, tendência a se cansar facilmente, queda de cabelos, aumento de peso, diminuição da libido, dificuldades de ereção e irritabilidade.

 

"A preparação para um envelhecimento sadio deve começar o quanto antes com um estilo de vida saudável. A hora de colher os frutos benéficos chegará. É preciso conscientizar as pessoas sobre a prevenção, pois somente assim é possível minimizar os sintomas negativos do envelhecimento e fazer com que este período seja prazeroso, tranquilo e sem doenças, que trazem tanto sofrimento para o idoso e sua família", finaliza o nutrólogo Francisco Humberto.

 

FONTE:

Instituto de Medicina Biológica

(61) 3361-0790

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: