Selected a language:

Amazônia: Magia e mistério

O maior bioma do Brasil. Com mais de 4 milhões de km², um terço de toda a madeira tropical do mundo, mais de 30 mil espécies de plantas, inserido na região da maior bacia hidrográfica do mundo que converge para o maior rio do mundo, rio Amazonas. O  bioma que engloba esse conjunto de características citadas é a Amazônia que, devido às suas proporções e importância para o planeta, merece ser respeitado e preservado como patrimônio da natureza.

Em meio a tantos recursos naturais, como estoques de borracha, peixes, minérios, madeira, a floresta amazônica vem sofrendo intensa atividade exploratória por parte de madeireiras que, muitas vezes, se aproveitam ilegalmente dessa atividade, sendo uma das causas do desmatamento. A construção de estradas, como a BR 010 e BR 230, aliado ao baixo custo de extração tornou as condições propícias para a exploração, principalmente a partir da década de 70.

Outro problema preocupante diz respeito à agropecuária. Muitos fazendeiros provocam queimadas objetivando a ampliação de áreas de cultivo, problema que causa preocupação com relação ao impacto climático que pode ser gerado. A Floresta Amazônica tem função essencial na amenização do efeito estufa e aquecimento global, já que sua vegetação realiza o sequestro de carbono excessivo gerado tanto pela natureza, mas principalmente pelo homem com a queima de combustíveis fósseis, por exemplo.

Como o bioma apresenta grande variedade de espécies, a biopirataria tem sido outro foco, onde o contrabando sem autorização de autoridades brasileiras visa à obtenção de lucro sem nenhum respeito à natureza e ao que nos oferece.


Características e espécies endêmicas da Amazônia

Devido à proximidade com a linha do Equador, o clima geralmente é quente e úmido, com altos índices pluviométricos, ou seja, de precipitação em forma de chuva. Sua vegetação apresenta folhas largas (latifoliada), é densa e perene.

 

Por Juliana Carani, bióloga graduada na Universidade de Brasília

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: