Selected a language:

Evite Resfriados: Dicas para evitar a doença no inverno

Estudos comprovam que a higienização nasal reduz em até 40% os dias de resfriados

Manter a mucosa do nariz higienizada e hidratada é essencial para evitar infecções e quadros alérgicos nas épocas de clima seco

 

A higienização nasal em crianças com idades entre zero e quatro anos é fundamental para evitar infecções respiratórias e crises de alergia. A atenção deve ser redobrada  nos primeiros dois meses de vida, quando o bebê ainda respira exclusivamente pelo nariz. No inverno, com o clima mais seco, os pais devem estar ainda mais atentos à saúde respiratória dos filhos, principalmente no que se refere à higienização e hidratação nasal.

 

O uso de soluções para a higienização nasal é recomendado como tratamento preventivo de doenças respiratórias e resfriados. Estudos comprovam que limpar as mucosas nasais reduz em até 40% os dias em que as pessoas sofrem de problemas respiratórios. Isso porque a região do nariz é uma importante porta de entrada para alérgenos, fungos, bactérias e poluentes, invasores que podem provocar alergias, infecções, resfriados e quadros que necessitam de internação e podem comprometer a qualidade de vida da criança. “A higienização nasal é muito importante para melhorar os sintomas da gripe e a qualidade de vida das crianças”, afirma a otorrinolaringologista Maura Neves, do Hospital Universitário da USP.

 

Essa preocupação deve ser ainda maior, especialmente para manter a saúde dos recém-nascidos, mais suscetíveis aos problemas relacionados às doenças respiratórias em períodos secos.

 

A especialista cita ainda as tecnologias atuais que facilitam a vida dos pais na hora de higienizar o nariz dos filhos. “Hoje, temos a opção de spray nasal com um sistema de bolsa a vácuo que permite a aplicação em qualquer posição além de um bico anatômico, ideal para o tamanho reduzido da narina da criança”.

 

 Higienização nasal infantil

 

Com a obstrução das narinas, a passagem do ar torna-se ruidosa e prejudica a respiração, amamentação e o sono;

Para os recém-nascidos e os bebês de até dois meses, o recomendável é fazer a higiene do nariz  antes de cada mamada;

O cloreto de sódio 0,9% é a solução mais indicada para crianças, pois não causa ardência, queimação e irritação;

O mais indicado é que os pais optem por soluções livres de conservantes.

 

A higienização nasal não tem contra indicações e pode ser feita pelo menos duas vezes ao dia.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: