Selected a language:

Vasectomia: Risco de câncer de próstata

Estudo realizado pela Harvard School of Public Health (HSPH) e publicado no Journal of Clinical Oncology aponta que a vasectomia pode estar associada com o aumento do risco de câncer de próstata. Os pesquisadores descobriram que a relação permaneceu mesmo entre os homens que realizaram o exame de PSA normal (teste que auxilia no diagnóstico de câncer de próstata), sugerindo que o aumento do risco de câncer letal não pode ser explicado pelo viés do diagnóstico.

 

 De acordo com a publicação, os cientistas analisaram dados de 49.405 voluntários, que foram acompanhados durante 24 anos, de 1986 a 2010. Durante esse período, foram diagnosticados 6.023 casos de câncer de próstata, sendo 811 letais. Um em cada quatro participantes havia feito vasectomia. Os resultados mostraram um aumento de 10% do risco de desenvolver câncer de próstata em homens que realizaram o procedimento. O efeito parece ser mais forte entre homens que fizeram vasectomia em uma idade mais jovem.

 

 “A decisão de optar pelo procedimento como forma de controle de natalidade é altamente pessoal e um homem deve discutir os riscos e benefícios com o seu médico”,  conclui a autora e professora do Departamento de Epidemiologia na HSPH, Kathryn Wilson.

 

 O câncer de próstata é hoje o segundo que mais acomete homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Para 2014, são esperados 68.800 novos casos da doença, de acordo com levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: